Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Contra a rescisão de contrato do Professor Ávila Costa, para Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Nome Comentário
JOÃO M. Aprendi muito no GTL, há quase 20 anos. O Mestre Ávila Costa fez-nos crescer, a mim e ao restante elenco das peças em que participei, enquanto aluno da FLUL.
Sandra R. Vergonha!Grande Mestre e professor!
Joao D. E dizem-se vos alunos de letras...
Francisco B. O Ávila e' o maior!
Bernardo A. Uma associação de jovens imberbes não tem direito a prejudicar um grupo com mais de 30 anos de história. O GTL está neste momento a desenvolver, como sempre fez durante os anos anteriores, um trabalho artístico a apresentar, trabalho esse que envolve 3h30 de ensaios por dia! Fazem ideia do que isto significa? Pergunto-vos que sentido faz interromper um projeto em curso só porque de repente surgem questões que nunca antes foram colocadas? Tenham juízo!
José M. Sou professor, fui aluno da Faculdade de Letras e participei no Grupo de Teatro de Letras há vários anos atrás, tendo colaborado com o actor-professor José Manuel Ávila Costa, durante, por exemplo, a criação do espectáculo Grupo de Teatro de Vanguarda, de Vicente Sanches, constituindo o relançamento decisivo do Teatro de Letras. Muito me espanta a situação actual que considero absurda, talvez decorrente do facto da actual direcção da Associação de Estudantes não estar, ainda, bem dentro do trabalho do senhor Ávila Costa, uma vez que este é muito competente, experiente e sério, se houver qualquer pormenor menos bom, deve ser conversado com o director do Grupo de Teatro e os seus membros-actores e ultrapassado rapidamente, pois está a ser criado grande transtorno ao Teatro de Letras e ao Teatro Universitário, uma vez que há um importante trabalho a ser criado; lembro que O Balcão de Genet é um texto exigente, prestigiando o nome do Teatro de Letras e da Faculdade de Letras. Em Janeiro, fui observar o trabalho de Ávila Costa, num ensaio, tendo presenciado bom ambiente, entusiasmo e dedicação de todos. Peço que o problema seja ultrapassado, rapidamente, para o bem de todos.
Patricia l. O professor Ávila Costa foi fundamental para a artista que sou hoje, fui aluna dele 2 anos no GTL e nem acredito que isto seja possível, pois ele é um professor incrível e um ser humano excepcional.
André C. Fui aluno do Professor em questão. Até hoje estou para aprender mais com um professor do que com o que aprendi com o Professor Ávila Costa. O verdadeiro mestre.
Fernanda p. Indecentes
Diogo C. Como pode ser possível. Beijinho grande nesse coração de ouro Professor
Maria P. Apoio a causa.
Gracinda p. Sou actriz! Foi meu professor no IFICT em 1991. Um exemplo para mim como professor e como Ser Humano!!! Sinto-me repugnara com esta notícia ! Gracinda Nave.
Joaquim F. Uma completa injustiça. Torna-se ridículo justificar qualquer decisão que não parta de boa fé, sem uma discussão franca e sem o objectivo de melhorar. Sejam honestos. Revelem o motivo pelo qual desejam remover um encenador de 28 anos, quando não conhecem o Grupo de Teatro de Letras nem tiveram interesse em falar com os alunos que alegadamente representam.
Carlos N. Concordo plenamente com os movimentos que sejam necessários para impedir esta absurda e vergonhosa situação.
Luis N. Vamos todos assinar para que isto nao aconteca.
Raquel N. Indignação
André S. Fui aluno do professor Ávila e muito do que aprendi em teatro foi devido à sua mestria. É uma peça essencial para a formação prática num curso tão teórico.
Francisca L. É uma injustiça o que estão a fazer com este professor.
Vitor M. Faltam dois anos para o mestre Ávila obter a reforma da saua longa carreira profissional. É preciso valorizar a experiência e a dedicação de quem sabe e conhece as coisas por dentro. O Mestre Ávila deixa e deixou uma marca indelével em todos aqueles que consigo se iniciaram nas artes de palco. Não se cometa esta injustiça em nome da prepotência.
jorge a. Acho inacreditável que se procure afastar o professor Ávila Costa de um trabalho ao qual se dedicou apaixonadamente durante tantos anos.

Assinaram a petição
1 257 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição