Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição Manifesto Cante a Património Imaterial da Humanidade
, para Unesco
Nome
Comentário
Filomena S.
A Memória de um Povo, ouve-se nas suas Tradições Orais, tal como nos Seus Legados e Cantares!!! Nunca se perde!!!
Armando S.
Apoio incondicionalmente
Maria T.
Sendo eu um elemento dum grupo coral e mais tendo eu fundado o mesmo, ficava mal não votar...
Aires E.
Sempre por uma boa causa!
ANTÓNIO A.
Tudo o que preserve,defenda e divugue o património cultural alentejano tem o meu total apoio
Aníbal F.
O cante alentejano é a expressão oral da alma do povo
jose s.
Concordo
jose m.
ha ja alguns anos , que tive esta ideia , manifestei publicamente em vidigueira ,num econtro sobre o cante alentejano . .Alguem me chamou LIRICO: ......estou estou satisfeito e agradecido a aqueles que como eu tiveram a coragem e o senso de perceber que o cante vai seguramente vai ser patrimonio imaterial da humanidade. Te
Carlos L.
Comentários para quê? Só cantado... o cante da minha terra (Alentejo)
Jose R.
Cantart Alentejano faz-me recordar a minha infância...
Luís M.
Há muito que se trabalha neste sentido, ao que julgo saber: uns aqui, outros ali...Porque não todos de uma vez, de forma organizada, sem esquecer o contributo dos grupos e dos poetas, dos cantores e das terras, dos poemas e da memória, da tradição e do património, que originaram o tesouro que é o Cante? Sem atitudes patrimonializadoras, como fizeram ao fado, ignorando as colectividades e o fado vadio, evidenciando vedetas. O Alentejo, o seu povo, merecem o melhor!
M.Rosario G.
Com todo o direito,tanto como o Fado!!! "É nosso é Único"
Rogério B.
Ao se saber um pouco da história, consegue-se dar mais valor.
Mário V.
Nada mais justo !
Antonio S.
Só pecou por ser tarde
António L.
Apesar de as suas possíveis influências resultarem de um entrelaçado do “canto gregoriano” da música andaluza, árabe e até do próprio fado, o Cante alentejano nasceu e evoluiu em função do trabalho e da necessidade dos trabalhadores em amenizar o cansaço e as dores do seu corpo. A planície alentejana foi seguramente determinante. Tudo o que possa contribuir para a divulgação e dignificação do Cante é bem-vindo.
ANTÓNIO F.
A força da terra nas vozes telúricas que se fazem ouvir na calma alentejana merece um monumento imaterial ou não, primacialmente na sua conservação, na sua memória, na sua divulgação, no aprisionamento dos corações alentejanos e de todos os que ainde prezam a cultura popular, a autêntica, de que o CANTE é paradigma e expoente. Só perceberá a alma alentejana quem for capaz de chorar com o CANTE, escutá-lo num pôr-de-sol no Verão ou saboreá-lo à lareira no Inverno, em despique modulado e grave e trinado! Semelhante sensação? Só o cântico gregoriano na penumbra da Sé ou num claustro escondido desses conventos de que o ALentejo é rico! O CANTE é uma forma de ser, são poemas ingénuos e sublimes, são ir e voltar à hora de nascer ou ao crepúsculo da vida na sonoridade da voz da TERRA, é um sussurro no olival, um grito seco no montado, um vento suão sobre a seara, a mão de um anjo no rosto e o sopro de Deus antes, agora e depois!
Luís G.
Para além de todas as imensas virtudes o processo de classificaçãol poderia vir a ser a plataforma de encontro e interacção dos alentejos todos deste mundo.
António M.
Inteiramente de acordo. Creio que tem sobretudo um valor simbólico, mas por isso mesmo maior valor tem para as gentes alentejanas e os seus coros laicos de influência gregoriana.
Maria S.
Penso que merecem, mais que qualquer outra, expressão "musical de vozes",Boa sorte um abraço.
anterior
1
...
3
4
5
6
7
8
seguinte
Assinaram a petição
2 031
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas