Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90)
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
José P.
Uma língua evoluída é feita pelos escritores e pelo povo em infindável diálogo, não pelo Estado.
Aníbal C.
Nós falamos Português e os brasileiros falam "Brasileiro". Os brasileiros deviam ter orgulho na sua língua. Tal como o Português é um desenvolvimento do Galego, é o Brasileiro um desenvolvimento do Português.
Florbela R.
Estou muito desagradada com o novo acordo e não consigo perceber a razão do mesmo. Como executam um acordo destes se todos os portugueses estão contra????? Concordo 100% com o referendo!
Fernando C.
Não concordo minimamente com a alteração da Língua Mãe, por vontade e imposição de estrangeiros.
Telmo A.
Não concordo com o novo acordo ortográfico.
Herminio C.
Fora com o dito acordo.
Rui D.
Não posso aceitar um acordo que em nada abona a língua portuguesa. Não é uma questão de sintaxe, é uma questão de cultura. Brasil e Portugal não falam a mesma língua.
Luís M.
Contra toda e qualquer abstracção à língua mãe.
José V.
Nunca deveria ter existido este "acordo ortográfico".
Artur S.
A nossa lingua é a nossa identidade. Se a mesma evolui naturalmente ao longo dos anos, qual a necessidade de "afinarmos" essa evolução por outros países (que parecem não estar muito interessados). E por favor, deixem, quem é entendido na matéria, discutir e esclarecer-nos, com seriedade, dos prós e contras desses caminhos evolutivos. E depois, um referendo ao "nobre povo" desta "Nação valente e imortal" sobre o assunto.
Filomeno C.
A língua de uma nação/povo não pode ser alterada por políticas e decretos
António H.
Já ninguém sabe escrever...só cria (mais confusão) assino por baixo, para o fim deste (des)acordo, visto que nunca foi um acordo. Aceito quando todos os países de língua oficial Portuguesa aceitarem também.
maria m.
Não faz sentido uma pircaria dessas
Helder R.
ainda vamos a tempo de acabar com esta anormalidade
Isabel S.
FORÇA!!!
carlos r.
Muito embora as línguas vivas e respectivas escritas sejam convenções, a sua evolução faz-se organicamente dentro do âmbito ou âmbitos culturais onde se praticam. A formulação dessas sedimentações deve fazer-se mais seguindo-as do que antecipando-as.
Nuno D.
Não posso estar de mais acordo.
Pedro D.
Respeito pela nossa história e língua!
MárioJoão S.
Só com cravos de arredondam calhaus.
Fernando S.
Estou e sou totalmente contra o acordo ortográfico.
anterior
1
...
3
4
5
6
7
8
9
...
181
seguinte
Assinaram a petição
25 792
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas