Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela não remoção de Estátua de Camilo, no Porto, para À Presidência da Câmara Municipal do Porto, ao Senhor Ministro da Cultura, ao Senhor Primeiro-ministro, ao Senhor Presidente da Assembleia da República, ao Senhor Presidente da República

NomeComentário
João R.É vergonhoso e sem carácter o que estão a fazer. É de alguém sem profundidade e gosto pela arte e sua devida interpretação, assim como pela natureza humana. Aproveitem o lanço e removam as estátuas dos meninos todos nús agarrados a um animal, por exemplo, a imagem de Jesús, semi-nú e seus devidos querubins representados nos aluzeijos de uma capela qualquer.(Estou a ser irónico) porque se for a levar os argumentos apresentados a sério, fico ainda mais triste e deprimido com uma cidade que em tempos teve voz activa no processo
Maria C.Trata-se de arte e de memória histórica das gentes do Porto. O gosto do Exmo Snr Presidente da CMP é pessoal não se confunde com a instituição Presidente da Camara pelo que não é critério oponível ao povo do Porto.
Maria M.Fiquei indignada com esta (ainda) eventual decisão e apresso-me a assinar esta Petição para que a população da minha cidade também tenha voz.
Nuno L.Proponho antes retirar o título de "ilustres" aos 37 idiotas que lançaram a confusão!
Victor S.As "pessoas importantes" não podem importar mais do que aquelas que o não são, particularmente quando revelam, para além da mais alta ignorância, o mais básico dos puritanismos que, em breve, nos trará uma novíssima "santa inquisição".
Luís M.A nossa cidade não é propriedade de 37+1 Lanço o desafio aos cidadãos da nossa livre e invicta cidade do Porto para que assinem a petição pela não remoção da estátua de Camilo Castelo Branco.
Helena R.Não podemos aceitar o obscurantismo de alguns 37 ilustres! A estátua é arte e é digna de estar onde estava. Sr. Rui Moreira coloque a estátua onde estava e dedique-se a outros problemas que tem no Porto EX: animais a morrer nas ruas do Porto
Manuel C.É prerrogativa da expressão artística o recursos a metáforas, alegorias e outras figuras de estilo na representação das emoções humanas, algo que uma trintena de vultos da cidade parece ignorar com argumentos patéticos e atávicos que dispensam autópsia mais atenta. Os argumentos brandidos por estes espectros, a vingarem por esse mundo fora, levariam à censura de uma parcela substancial de autores que constituem parte significative do património escultórico ocidental: Bernini, Rodin, Camille Claudel, etc. Espero, com expectativa, o momento em que os bustos da república ou as alegorias da justiça recebam o devido soutien moralista, “a bem da nação”. Por último, sem pretender retirar o direito que o Dr. Rui Moreira tem de apreciar ou não a obra em causa – é lamentável a decisão antidemocrática do edil, ignorando a posição dos milhares que já assinaram esta petição.
Gonçalo B.A história não se apaga e gostos não se discutem. Quem leu o amor de perdição vê logo que a estatua tem tudo a ver. E desde quando um rabo ( bem jeitoso, por sinal ) é algo pornográfico. Toda a gente tem um ... Não será tão " jeitoso ", mas a representação da obra na estátua tem tudo a ver. Não podemos cair na moda de apagar da história os factos que nos desagradam. Isso é próprio das ditaduras , não vivemos em ditaduras e não queremos regressar a esses tempos. Quem sabe a estátua não fica famosa e acaba por ser um ex-libris do Porto. Há uma estátua em Londres (acho) que é uma criança a fazer xixi. Há um mordomo da estátua que todos os dias veste uma roupa (oferecidas por fãs) E todos os anos reúne milhares de turistas de todo o mundo a ver a estátua. Tem toda uma indústria de turismo por causa de uma estatuazinha de meio metro de altura. Deixem lá a estátua em paz e aprendam a ser tolerantes. Apregoam tanto a tolerância, mas quando chega a vez de serem eles os tolerantes, não há tolerância por ninguém. A história é o que é , não a podemos apagar, se uns não gostam , paciência. Há sempre a oportunidade de aprender a gostar.
Flavio C.Acho que não se deveria apagar história só porque sim. Há coisas mais importantes para resolver no porto.
antonio v.é lamentavel que a Inquisição esteja de regresso.
João R.Não são 37 ditadores que decidem pelo povo. Portugal já possui ditadores a mais. São uns parasitas inúteis que só vieram ao mundo para chular os outros. Vão para o inferno seus energúmenos.
Joaquim M.Está tudo doido
José V.A arte é de respeitar. Abaixo os puritanos.
José S.Discordo completamente da remoção da estátua do Camilo no Porto.
Filipe M.Mais uma decisão democrática do Presidente da Camara do Porto onde o quero posso e mando é o que mais ordena.
Ramiro B.A presença da referida e em homenagem z Camilo, em nada ofende a nudez da MULHER . Ou será que também não se deveria PROIBIR a nudez nas praias, nas televisões e nas manifestações feministas ?
Carlos c.Uma ibecibilidade de um presidente que joga em vários tabuleiros.
Edgardo A.Isto é censura
João S.Não percebo o porquê de retirar a estatua.

Assinaram a petição
12 472 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição