Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Henrique C.Há que acabar como Mostrengo...
Vasco M.Portugal enquanto berço original da Língua Portuguesa não pode, nem deve, subjugar-se aos interesses, sabe-se lá de quem, e embarcar nesta desventura de adulteração daquilo que de mais importante um Povo pode ter que é a sua raiz linguística. O acordo em vigor só serve os interesses de alguns, nomeadamente dos brasileiros e nem os governos das antigas colónias portuguesas o quiseram subscrever. Os ingleses escrevem e falam inglês, os americanos, australianos, canadianos e outros países da Commonwealth, têm outras formas de falar e escrever em inglês e não é por causa disso que deixam de se entenderem. Façamos o mesmo. Defendamos a única coisa que nem o FMI, a U ou quem quer que seja nos pode retirar. A nossa língua Pátria.
Fernando D.Assino, porque nunca me identifiquei com este acordo.
Aura C.Tanto que o presidente se preocupa com o que lhe diz respeit e não diz e sobre assunto tão importante e premente cala se.Assim vai Portugal
Gustavo M.Nós conseguimos!
Neusa G.Até podia ser a favor do acordo se este fosse feito por bons especialistas e respeitassem as diferenças culturais entre os diferentes países.
Mário F.Várias das alterações geram situação de dúvida e ambiguidade, retirando clareza à frase
Ana C.Advogada
Raul F.Ainda bem que apareceu alguém para reverter esta aberração do acordo ortográfico
Tomaz C.para quê ??? É tudo tão evidente...
José C.O actual acordo veio estabelecer alguma confusão no nosso quotidiano.
Maria F.É dever de todos proteger a nossa querida língua.
Joaquim F.Parece incrível como isto não surgiu logo após a iniciativa (antes, mesmo, de gente a ocupar-se do assunto e, o mais tardar, antes entrar em vigor). Mas mas vale tarde do que nunca!
Manuel D.Sempre achei absurdo a ideia do "Acordo Ortográfco", qual a razão? os povos não são senhores de definir a sua língua, as suas particularidades, que diferem de região para região quanto mais de país para país, sempre os considerei (os Acordos) um atestado de menoridade, uma atitude paternalista em tempos tão condenado, adoro o Brasil, adoro as suas expressões tão características que enriquecem de forma excepcional a sua/nossa língua. Amo o meu país e amo a minha língua, não gostaria que nos fizessem o mesmo ao uniformizar a forma e as expressões diversas que usamos para as mesmas coisas, conforme a zona do (nosso) país onde nos encontramos. Basta o tempo e os próprios autóctones para com justificação própria e imposições criadas pelo uso para se ir fazendo a actualização do nosso grafismo como tem acontecido no nosso país com a nossa língua desde 1143. É saudável quando isto acontece naturalmente e não por imposição paternalista de terceiros que parece não terem coisas mais importantes que fazer, como combater as injustiças, promover a equidade social, combater a corrupção, etc. Viva Portugal.
cristina c.não existe o direito de alteração à lingua que é a mãe da nação. estão a matar as nossas raizes em detrimento da globalização. portugal é portugal e os outros paises são os outros paises. não há misturas nem de culturas nem de linguas. cada povo é unico e como tal tem o direito de manter as suas raizes sejam elas quais forem. acordo ortografico, não obrigada. deixemo-nos de globalizaçoes que em nada nos interessam. viva a nossa individualidade como povo fundador do mundo.
António M.Salvemos a língua portuguesa!
Isabel p.Revisão urgente !
Fernando S.Haja humildade para se admitir os erros e coragem para se implementar as soluções. É muito fácil identificar as consequências nefastas deste "acordo", embora já não seja tão fácil ser completo e exaustivo na enumeração das mesmas. O que é virtualmente impossível é identificar quais as vantagens ou quem beneficia com esta "espécie de acordo".
Adelaide A.Preservar o que é nosso A lingua portuguesa é um bem precioso
Manuel S.As consequências fonéticas deste AO90 são uma aberração. Haja respeito pela LÍNGUA PORTUGUESA.

Assinaram a petição
25 113 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição