Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos e 36 anos de serviço para professores, para Assembleia da república

NomeComentário
Ângela M.Como docente há 21 anos, sinto-me debilitada, exausta, doente e já incapaz, por vezes, de exercer adequadamente a minha profissão, sem recorrer a anti depressivos e calmantes.Neste momento encontro-me de baixa ( com atestado de médico psiquiatra) tal como centenas de outros colegas. Cada ano que passa sinto-me cada vez mais desautorizada pelo sistema educativo e desrespeitada, quer por alunos quer por vários encarregados de educação, que apoiam incondicionalmente os seus educandos, mesmo que estes sejam violentos ou que pratiquem atos de delinquência ou vandalismo. Na sua maiorias os alunos, de um modo geral, não obedecem a regras básicas de civismo e de respeito para com os seus professores. A cada ano, as baixas sucedem-se, não só de docentes mas também dos assistentes e funcionários das escolas. São-me atribuídos anualmente de entre 120 a 160 ou mais alunos o que é extremamente extenuante. Para além das aulas, está ainda a interminável e completamente inútil burocracia e horas infindáveis de reuniões. É lamentável, insustentável e inaceitável a situação em que nos encontramos atualmente. Os 36 anos de serviço são uma esmola para um corpo docente velho,cansado e doente.
Marta T.Tão urgente para todos, professores, pais e crianças.
MARIA L.A petição pública é a voz de todos aqueles que têm motivos para se fazer ouvir.
Leonor G.Deveria ser não só para os professores mas para todas as profissões que cuidam, tais como, médicos, enfermeiros, policia, etc. Porque um juiz pode se reformar tão cedo, quando a profissão dele não tem desgaste?!
Avelino C.Devido ao enorme desgaste psicológico e físico da profissão a Reforma devia de ser atingida com 36 anos de serviço independentemente da idade.
Zilda L.A profissão de professor causa um enorme desgaste psicológico e stress , ao mesmo nível de outras profissões cuja reforma ocorre mais cedo
Maria M.O tipo de desgaste da actividade lectiva não é comparável ao de qualquer outra profissão.Aos 60 anos e 36 de serviço o professor é ,sem dúvida, um "poço" de sabedoria e conhecimento mas estará tão desgastado que a sabedoria lhe servirá para pouco.Falamos do PROFESSOR , aquele que no Japão partilha com o imperador de vénia como cumprimento.Aqui , seria bom que "cada macaco ocupasse o seu galho" e cuidasse de ser bom na sua profissão.
Paulo I.O texto deveria ser o seguinte: reforma aos 60 anos ou aos 36 anos de serviço.
Maria P.Absolutamente de acordo. A nossa profissão é de muito desgaste e porque é que profissões tais como os militares se reformam cedo e nós com esta profissão que é cada vez de maior risco, não?
zulmira b.Tenho 64 anos e estou exausta! Incapaz de continuar a lecionarm
Susana F.Aos 60 anos terei 40 anos de serviço. Acho mais que justo que me possa reformar com essa idade. São 40 anos de descontos. É muito tempo...
Carlos F.Ser professor é demasiado exigente e deve ser considerada uma profissão de risco e desgaste rápido.
Isabel G.Concordo plenamente com esta proposta. Seria de uma enorme inteligência se tudo isto fosse avante. A justiça também seria reposta e o reconhecimento de tudo aquilo que a nossa profissão exige, causando, hoje em dia, um acrescido desgaste físico e mental, não reconhecido pelos cidadãos em geral, teria finalmente ocasião de se revelar.
António F.E já me ficam a dever algum!!! Mas entendo que devo perdoar.
Orlandina F.Ninguém aguenta trabalhar com a qualidade que se exige.
Maria A.E uma necessidade imperiosa!
José S.É justo.
Olga F.Aos 60 anos de idade terei 39 de serviço. É imenso na época em que estamos. A reforma seria aos 60 anos OU 36 de serviço para professores
Rui P.Concordo.
Maria P.Estou quase a fazer 59 anos, quase a completar 37 de serviço e sinto- me esgotada .

Assinaram a petição
19 945 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição