Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
ana a.Não concordo em nada com este novo acordo ortográfico, até porque continuo a escrever à antiga. Não acho que tenhamos de ser nós a escrever de forma igual ao português que é ensinado no Brasil. Deveria ser exactamente o oposto, ao ter que existir um acordo ortográfico abrangente. Para mim, estão a destruir a nossa língua, que apesar de difícil é tão rica culturalmente.
CARLOS P.Não brinquem com coisas sérias. Olhem a França e a Grã Bretanha que também tiveram colónias. Não queiram dar mais dinheiro às Editoras já tão beneficiadas com a troca anual dos livros de estudo.
José S.Pela dignidade de um Povo e da sua Língua!
Ana N.Uma aberração!!! Ainda hoje não consigo escrever conforme o novo acordo autográfico. Só mesmo Portugal para aceitar uma aberração desta natureza.
Maria G.Arendi a escrever assim passei em Português sempre e não é agora que uns srs. que se intitulam ministros e não têrm curso nenhum me vêem dar aulas de burros..
Carlos V.A língua portuguesa deverá evoluir naturalmente através dos tempos como sempre evoluiu, com influências externas e internas, sem necessitar de acordos que só criam confusão e divisão !
Francisco S.Decidido por alguns contra todos.
Joaquim B.Um acordo não pode ser só de um sentido, desvirtuando a origem e não se valorizando com a evolução natural da língua. Pelo contrário, o actual acordo deturpa-a e desvaloriza-a em função de interesses outros que não os dos povos que vivem em português.
Maria A.Abaixo o Acordo
Ana M.Assinei há mais de um ano uma petição em papel promovida por professores da Universidade de Letras.
Josefina E.Não quero ter vergonha do meu País! Não quero que a minha nativa seja vulgarizada ao ponto de ser vendida para satisfazer os outros.
Pedro D.Português
Vítor P.Obviamente contra alegado AbOrtográfico90
Silvia S.Os portugueses querem falar, ler e escrever em português.
Bernardeth V.NÃO PODEMOS DESISTIR!
Vieira L.Este acordo ortográfico é um ultraje à Língua Portuguesa...querer que a Língua de Camões e de todos os Portugueses agora passe a ser falada e escrita como o Português do Brasil...
JOSÉ P.Continuarei a escrever em Português Puro! A nossa bela Língua não deve nem pode ser transformada em "salada"!
Henrique C.Há que acabar como Mostrengo...
Vasco M.Portugal enquanto berço original da Língua Portuguesa não pode, nem deve, subjugar-se aos interesses, sabe-se lá de quem, e embarcar nesta desventura de adulteração daquilo que de mais importante um Povo pode ter que é a sua raiz linguística. O acordo em vigor só serve os interesses de alguns, nomeadamente dos brasileiros e nem os governos das antigas colónias portuguesas o quiseram subscrever. Os ingleses escrevem e falam inglês, os americanos, australianos, canadianos e outros países da Commonwealth, têm outras formas de falar e escrever em inglês e não é por causa disso que deixam de se entenderem. Façamos o mesmo. Defendamos a única coisa que nem o FMI, a U ou quem quer que seja nos pode retirar. A nossa língua Pátria.
Fernando D.Assino, porque nunca me identifiquei com este acordo.

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição