Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
edgar g.praxe para mim foi a melhor coisa que podia ter acontecido, conheci amigos que sei que vou puder contara com eles no futuro. gostava que mais pessoas tivessem a mesma oportunidade que eu tive neste ano.
Renata R.Sou estudante do ensino superior (2° ano), fui praxada e posso afirmar que foi das melhores experiências da minha vida. Hoje orgulho me de usar o mui nobre traje académico, e gostava que todos podessem passar pelo mesmo, afinal praxe não é tortura, humilhação, nem nada que se pareça, é integração, transmissão de valores de união e companheirismo. A praxe é uma tradição académica, e deve continuar.
Miguel R.ASSINO!
Ana C.Dura Praxis, Sed Praxis!
Magda A.Bom senso.
Rosa D.O problema não é a PRAXE, mas sim o praxista que a aplica... se tivermos em conta as regras estabelecidas no Código da Praxe, quando exercidas esta é justa e ensina valores que nos dia de hoje estão esquecidos, como o Respeito, a solidariedade, a interajuda. Eu tenho orgulho em dizer que sou praxista e que tenho o maior respeito pelas pessoas que me praxaram, posso garantir que nunca fui humilhada. Foi com a Praxe que eu aprendi, cresci e aprendi valores que me acompanham nos dias de hoje. Sei e compreendo que as praxes são diferente de instituição para instituição, mas depende de quem a aplica. Tenho o maior orgulho da praxe do ISCAP e não trocaria a minha experiência na praxe académica, por nada. eu vivi, cresci, aprendi, ensinei regras, deveres e valores e sei que não humilhei nem fui humilhada, não fiz nada que não quisesse, e quando não quis fazer alguma coisa ninguém me obrigou. Não são as pessoas que estão de fora, que nunca viveram e experienciaram, que podem falar da praxe, não julguem todos, por problemas de alguns. Não olhem só para os maus exemplos, olhem para os bons exemplos também.
Carlos C.Façam divertir com a praxe, mas com regras; com decência, e, acima de tudo, com espirito académico.
Bruno M.Nunca deverão acabar!
Pamela C.A praxe foi e é um dos momentos em que mais senti orgulho ao fazer parte de uma família. LM é isso! Coimbra!
Ema q.Na minha opinião há praxes e praxes! Não devemos generalizar. Eu participei nas praxes este ano e devo dizer que adorei , não me arrependo de nada!! Graças a todos aqueles que me praxaram eu me integrei, eu passei a ter amigos, eu passei a gostei realmente daquilo!! E se depender de mim eu vou e irei sempre apoiar as praxes! Universidade do Algarve- gestão de empresas. G.E para sempre ??
carina b.A praxe foi tão dura que já tenho saudades!
Raquel P.É fundamental salientar que o problema não é da praxe, mas sim das pessoas! Há pessoas irracionais e essas sim são culpadas! Não culpem as tradições.
José N.Sou Praxista e fui praxado! São os momentos que tive na praXe académica que vou recordar mais tarde e não o tempo que passei a queimar pestanas e a estudar para os exames! Dura Praxis, Sed Praxis
Daniela G.Fui praxada e essa foi sem dúvida uma forma de criar uma união entre mim e os restantes colegas. Recordo esses momento com grande saudade. As praxes dão-nos força para suportar os anos que se seguem, pois nos momentos de dificuldade que sentimos durante essa semana fazem com que aprendamos a lutar, e é necessário e importante nos momentos de dificuldade com que nos vamos deparando, que tenhamos força para lutarmos, tal como fizemos na praxe.
Cass S.Porque há uma linha que separa a praxe do crime, a iserção do abuso, o divertido do ridículo.
Nuno d.sou caloiro este ano,e acreditem,não há nada,mas nada que descreva o ano que tive ate agora e sem as praxes e tudo o que isso engloba, nao existiria vida academica. sou de coimbra,do local onde nasceu a praxe,acreditem sei do que falo quando digo que ano de caloiro,não existe sem praxe :D
Carlos F.A praxe ajuda todos os alunos na sua vida académica preparando os para a sua vida profissional! Existem vários exemplos disso, é necessário passar nos media mais do os pontos maus da praxe onde existem acidentes, mas sim passar toda a sua essência como praxes solidárias que ocorrem pelo país fora.
Bruno M.Só vai á praxe quem quer e se alguém não quiser fazer alguma coisa na praxe apenas tem de dizer que não quer ou que desiste. Isto de proibir a praxe é uma verdadeira estupidez
Raquel G.Sou caloira com muito orgulho! Sou praxada por pessoas que passam o valor verdadeiro da praxe! Tenho orgulho na minha academia e confio nos meus praxantes.
Maria A.Concordo com as praxes, DESDE que não humilhem, não magoem, nao ponham em risco o praxado... para tudo há limites, e as praxes não são excepção. Quando se passa além da simples brincadeira, e se passa para a humilhação, e para o colocar a vida do outro em risco, deixa de ser praxe, e passa a ser crime... Eu concordo com as praxes, desde que regidas por limites de integração, e nunca, mas mesmo nunca de humilhação, ou colocação da vida do outro em risco... seja de que maneira for.....

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição