Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim das praxes académicas, para Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, Exmos Ministros do Governo, Ex.mo Senhor Presidente da República, Meritíssimos Reitores das Universidades, Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República, cidadãos,

NomeComentário
Luis P. A Universidade é para dignificar a cultura social, e preparar um futuro profissional seguro a todos os cidadãos. Noção de responsabilidade perante as necessidades culturais e profissionais dos cidadãos e estudantes, importantíssimo.
MARIA P.Acabar com a imbecilidade e instintos animalescos que a maioria das praxes contém.
José O.Praxar é embecilizar. Praxismo = Fascismo
Joao G.sou a favor da aboliçao das praxes académicas
Maria C.Já chega!
Adérito M.A integração dos novos alunos não se faz pela humilhação outras práticas censuráveis. Fez-se através de serviços de apoio e acompanhamento prática comum em toda a europa civilizada.
Eduardo V.Pelo fim do abuso! Pelos Direitos Humanos!
Renato M.Já não é sem tempo!!!!!
maria p.as praxes não são sãs e só prova a desigualdade e a baixeza de muitos actos.Fui sempre contra as praxes e quando estudante , em Lisboa nem sequer havia tal coisa!
Artur F.Até quando se vai continuar com estes rituais de humilhação, de violência psicológica e por vezes física? Infelizmente, todos os anos iremos continuar a presenciar tragédias causadas pelas praxes, muitas delas abafadas. Acabem-se com as praxes.académicas de uma vez por todas, pelo progresso da sociedade portuguesa.
José T.Desde cedo estava convencido que a Universidade transmitia cultura, conhecimento, valores e tudo o mais que imaginamos no "topo" do caminho do conhecimento. Nada mais errado. E não é de hoje que tenho esta certeza: frequentei a Universidade de Lisboa em horário pós laboral (nunca fui nem sequer vi alguém que se atrevesse a falar disso), mas já na ocasião ouvia queixas de jovens relativamente a esta invenção indigna de uma sociedade (leia-se sociedade estudantil) que tem obrigação de levantar mais alto a solidariedade, amizade e compromisso com a ciência seja ela qual for. Dito isto e porque não quero utilizar adjetivos "fortes" para qualificar esta barbaridade que nos remete para o Império Romano, aqui fica a minha assinatura contra 100 vezes contra tamanha ignorância.....daqueles que praticam esta espécie de "vais saber que tens dono". Na verdade muitos de nós falamos e tratamos assim, infelizmente, alguns animais.
Maria M.Já chega de tantas mortes e lesões irreverssíveis anível físico e psicológico que alguns estudantes vivênciam anualmente.
Maria M.Até agora tudo que vi e assisti é simplesmente degradante, humilhante, para todos os jovens que estão a começar uma vida académica cheia de sonhos, é vergonhoso
Carlos F.A que nível de aprendizagem é que os alunos a ser praxados vão melhorar os seus níveis de educação e cultura devendo estes submeter-se a práticas estúpidas e arcaicas.
António C.Fora com as praxes,Não as humilhações
Filipe F.As praxes deviam acabar. Depois do 25 de Abril não havia praxes e depois retomou-se um velho e inútil hábito nas Universidades. As instituições do Ensino Superior servem para preparar os alunos para o futuro e não para os humilhar com atitudes estúpidas e escusadas, que em nada ajudam os novos alunos na sua integração.
Fernanda F.As praxes são uma forma de humilhação das pessoas, não acrescentam nada de positivo. O importante é integrar os alunos no meio universitário, numa nova realidade e dar-lhes os conhecimentos para poder enfrentar o futuro com sucesso.
Ana C.Pelo fim das praxes académicas, fim à humilhação e violência que acaba em mortes.
jacinta t.Internet e peticoes juntas vao fazer com q a maioria seja ouvida!...
Maria B.Como mãe e como cidadã manifesto-me pelo fim das praxes académicas. Apelo a todos que o façam! A continuidade destas "pseudo-provas" é também da n/ responsabilidade

Assinaram a petição
3 679 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição