Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Por um Festival da Canção 2026 com um Modelo de Votação Mais Justo e Transparente (Partilhem muito) , para RTP/Organização do festival da canção

NomeComentário
Tiago .Queremos uma votação imparcial, não quero um júri que vote na canção da sua terra mas sim na melhor canção. É muito injusto a canção mais votada pelo público e a preferida pela comunidade internacional não ter sido sido a escolhida. É importante ter um júri competente e imparcial a votar, não pode ser um júri que vote por afinidade, a isso se chama incompetência e corrupção. Estamos a falar do dinheiro dos contribuintes que vão levar o vencedor à Eurovisão. Quero uma votação justa.
Pedro .Foi uma tremenda injustiça o que foi feito na final do festival da canção. Certamente prejudica não só a prestação de Portugal na eurovisao como no futuro do festival, uma vez que se fosse compositor/cantor não quereria participar tendo visto tamanha incompetência da parte do júri. Votar com consciência, qualidade e com fatores musicais, foi tudo menos o que se viu. Vimos uma votação tendenciosa, inclinada para as suas regiões, nada favorecedora de quem apresentou músicas com extrema qualidade (caso do Fernando Daniel, Henka, Diana Vilarinho, Josh). Não querendo menosprezar a canção vencedora que até tem a sua qualidade, não será de certo a canção escolhida pelo povo que, claramente mostrou a vergonha que foi a pontuação dos jurados e o sistema de votação, dando à vencedora do televoto o valor de 0 pontos. O público deu 12 e pergunto-me como é possível pessoas escolhidas que deveriam ser entendedores da matéria musical praticar tal atrocidade com uma das favoritas à vitória?! Por estas razões associo-me a esta petição e que a estação de televisão PÚBLICA tenha em consideração que o povo é “quem mais ordena”. Cumprimentos. Pedro Ponte
Marina L.Como contribuinte,telespectadora assídua e votante do Festival da Canção 2025 exijo respeito. A votação do júri não foi de todo imparcial e por essa razão os resultados parecem me combinados.
Sara L.Uma vergonha o que se passou com as votações do júri na edição deste ano. Votação tendenciosa, manipulada, prejudicaram as melhores canções, aquelas que eram as preferidas do público português e até da Europa, levando à vitória uma música que nem vai passar da semi-fina. Queremos a repetição da Votação, que alterem o peso da pontuação do júri, ponham como júri pessoas que realmente percebam de música e das tendências da Eurovisão, ou retirem o júri de vez.
jose S.Repetição da Final do Festival da Canção 2025 com um Modelo de Votação Mais Justo
Ramona-Nicoleta .Não achei justa a maneira de escolherem o vencedor. O voto do júri foi muito influenciado pelo regionalismo, infelizmente escolheram pessoas e não as canções.
Pedro C.Não concordo que tenha de pagar uma chamada telefónica para votar, na televisão pública, quando a decisão final não depende apenas do público.
Laura L.Por uma votação mais justa e igualitária e credibilidade do voto do público
Rute R.Por incompetência e falta de parcialidade, ganhou uma canção que, conforme pudemos ver pela votação do público, não representa Portugal! Representa quanto muito, a RTP Madeira! Foi absolutamente vergonhoso o que se passou!
Jorge A.Festival da Canção de 2025 o pior de SEMPRE, onde sempre o júri manipukado por modelos da RTP dos 60 do seculo passado, onde a diversidade fica aquém do expectável, o juri não deveria votar e sim o publico, ou optem escolher um cantor de qualidade para representar o país como faz a França nos ultimos anos, e assim evitam de gastar tempo, dinheiro e ansiedade para o povo português, o publico escolheu a canção deste ano, a RTP hipocrita, em 2025 vão exisitr concertos de heavy metal por todo o país, de certeza que o juri vai la estar a ouvir, mas para levar a Eurovisão são cepticos e uns completos hipocritas.
Henrique G.Repetir a final do festival rtp da canção 2025 sem a citação do Júri. Sem visão nenhuma do que é o Festival Eurovisão.
Fábio L.Mudança no sistema de votação já
José .É óbvio que nada vai mudar a decisão, mas porque tão frequentemente se repete esta situação, que a petição sirva como protesto e para que algo mude no processo de decisão. A haver voto de júri, esse júri devia ser composto por pessoas ligadas por profissionais da música, procurando a diversidade de expressões musicais, e por pessoas ligadas à indústria musical (não apenas de majors) e ao jornalismo focado em música. Convidar colunáveis ou artistas de outras áreas não faz sentido, nem sequer faz sentido haver júris regionais, para não termos episódios toscos como dar votos máximos aos artistas que são da sua zona. Provavelmente o próprio processo de escolha das músicas podem ir ou não a concurso também precisaria de ser mudado, mas para já fica aqui registada a crítica.
Antonio B.Tudo comprado.
Luísa F.Concordo com o exposto e saliento que a seleção da música deste ano devia ser revista.
Mario P.Incluir nos juris nacionais elementos que conhecem a Eurovisao, e não apenas personalidades totalmente desfazadas da realidade do concurso. Incluir também um juri internacional, como fazem a Suécia e outros paises, que traz uma perspectiva da visibilidade das cancões la fora. Limitar o bairrismo tacanho dos juris nacionais: juri da Madeira que vota no candidato da Madeira, juri do Algarve que vota no candidato algarvio, etc... Esperava menos pequenez dos jurados.
Sergio M.O júri tem de ser compostos por pessoas da área da música, e não escritores, artistas plásticos, atores entre outros. Se não qualquer dia temos cantores a votar no melhor escritor ou livro do ano. Ridículo.
Pedro M.Tem de ter cartão de cidadão
José .Deixem os portugueses votarem e que exista uma fiscalização
Carla C.A votação do júri não foi imparcial, logo não pode ser considerada. A escolha dos portugueses para os representarem deveria prevalecer

Assinaram a petição
776 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição