Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Pela Defesa do Ensino do Português no Estrangeiro (EPE), para Ministro dos Negócios Estrangeiros

NomeComentário
Manuel R.E pena por que andamos a escrever os nossos nétos na aula Portugaisa para eles aprenrem o Portugais e agora não à professores ?
MÓNICA C.É vergonhoso, incompreensível e desrespeitoso para com os alunos, as famílias e sobretudo para com os professores.
madalena s.queremos de novo as aulas de portugues!!!!!!
Joaquim O.A Educação é o bem mais precioso. Porém, é com tristeza que se constata que, nesta Europa dos cidadãos, o ouro (euro) se esteja a sobrepor com toda a sua força. A lógia que parece querer prevalecer é a do "vale-tudo" para conseguir equilibrar as contas não se tocando nas morddomias de quem as realmente usufrui... Basta ver que alguns ministros cobravam de subsídio de deslocação (mesmo vivendo em Lisboa há vários anos!) do que cobram os professores em salário (que são forçados a deslocar-se milhares de quilómetros por mês!) para poderem levar a Língua e a Cultura aos jovens luso-descendentes e assim cumprir um Preceito Constitucuonal: direito à Educação.
Ana N.A Língua é a derradeira trincheira da nossa cultura e deste País!
vitor c.Desculpem, mas é desumano o que estão a fazer com professores, pais, alunos e toda a comunidade portuguesa no estrangeiro!
LUISD L.Façam a distribuição equilibrada, justa e frutuosa dos recursos que são do povo, que paga os seus impostos, que cumpre com os seus deveres e que tem também os seus direitos.
Ana O.Acho inacreditável quererem abolir o ensino português aos filhos dos nossos emigrantes. Foi graças a este ensino enquanto filha de emigrantes que aprendi a falar e escrever a NOSSA língua. Não deite por água a baixo a oportunidade que muitos portugueses podem ter porque senão DO QUE NOS VALE SER PORTUGUÊS.
Sílvia P.Pertenço ao número de "cordeiros abatidos" da rede EPE e não poderia deixar de assinar esta petição. Ontem bateu-me à porta, amanhã...
Gonçalo R.O governo deve obrigar primeiro os que beneficiaram e benificiam com a crise a pagar antes de cortar despesas que prejudicam o futuro dos nossos filhos
antonio f.deixem os nossos filhos aprenderem a nossa lingua e cultura portuguesa no estrangeiro obrigado
Paula L.eu tive a sorte de beneficiar das aulas de português e é importante que elas continuem para os nossos filhos.
Eynard i.Je trouve inadmissible de priver les enfants de leur culture, racine. Moi même je n'ai jamais bénéficie de ces cours quand j'avais l'âge de mon fils car dans l'ain il n'y avait rien et je crois qu'il n'y a toujours rien alors quand j'ai appris qu'il y avait des cours de portuguais sur Annecy j'ai inscrit Thomas. Il a pu bénéficier de ces cours pendant 3 ans. L'année dernière sa professeur était en congé maternité elle n'a été remplacé qu'en avril. Cette année on m'annonce qu'il n'y auras pas cours. Comment peut on supprimer les cours sur Annecy avec le nombre de portugais dans la région ????Et le nombre croissant de portugais qui reviennent vivre en France et en
DINA M.Inaceitaval esta situaçao é assim que querem levar a lingua de camoes !!!!
Ângela C.É desastroso destruir a possibilidade de ensinar o português aos filhos dos nossos emigrantes que muitos sacrifícios fazem no estrangeiro para vencer na vida. É com o dinheiro deles que os bancos portugueses se financiam. Portugal deve muito aos emigrantes e não lhes deve retirar este direito.
MARTA O.quando eu era pequena, assiti em França a estas aulas que muito me ajudaram.
carlos v.Inademissível e Inconstuticional o despedimento de 49 professores em pleno ano letivo.
REBELO A.nao deixem que as aulas acabem no nosso departamento: BAIXO RENO -Estrasburgo
diva m.como e que se pode promover a lingua portuguesa no estrangeiro se Portugal decha os nossos filhos sem professores para ensinar português ?
Juan M.A lingua porutguesa deve e é miuto importante

Assinaram a petição
1 000 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição