Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição JOALHARIA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA EM RISCO, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Luís C.Como é possível num mundo globalizado, um país não salvaguardar o seu património cultural e artesanal, fazendo esquecer quem já fomos....
francisco b.Nunca consegui viver apenas da joalharia por conta da dificuldade em conseguir "legalmente" o meu contraste pessoal e como nunca quis oferecer presuntos para o conseguir ou pagar trespasse de uma oficina antiga com o respectivo contraste, sempre fui prejudicado (eu e todos os meus colegas de curso) com a actual situação!
Rui V.Como Artista Plástico-Escultor e como professor Universitario, concordo incondicionalmente com esta petição e a razão da mesma.
José S.Entendo que todos os licenciados nesta Arte sejam reconhecidos como tal, acabando-se com burocracias desnecessárias ou concedendo-lhe o respectivo título profissional aceite em qualquer empresa do sector.
Henrique F.Valorizemos o que é português
Cláudia V.è importante que os governantes deste pais se lembrem que Portugal tem excelentes artistas e é vergonhoso que sejam conhecidos e reconhecidos fora do seu pais e lamentavelmente castrados no seu trabalho e na sua criatividade dentro dele, por uma lei que não faz sentido nos dias que correm e quando se apregoa que Portugal é um pais de talentos. Se não nos deixare
eva r.Indecente como muita coisa que se anda a passar neste país!!!!!!
JOSÉ M.Concordo inteiramente com a Petição e espero que seja plenamente atendida.
ANNA A.Signo aquest manifest en solideritat als meus companys de professió de Portugal perquè puguin treballar dignament.
Isabel H.Urge resolver esta situação antes que seja tarde....!
JOSÉ-LUIS R.A ANAP-Associação Nacional dos Artistas Plásticos|AIAP/UNESCO solidariza-se com todos os signatários - co-promotores e peticionários - apelando à sua subscrição generalizada, por todos quantos respeitam e valorizam o estatuto do artista, a ética e a dignidade do mercado cultural, em Portugal, na Europa e no Mundo.
Nuno F.É uma vergonha para um país que sustenta Santanas e Alberto J. Jardins, e onde trabalho é uma miragem. Este é só mais um esquema para uns quantos ganharem o seu
Susana P.A arte é liberdade de expressão
António S.Podemos ser criativos se a criatividade couber dentro do molde que nos dão!
Paulo C.Estamos perante mais um caso de desleixo legeslativo grave, para um pais que se diz Europeu e de 1ª linha, os criadores serão sempre marginalizados e prejudicados, face a toda uma Europa, que já há muito portege os seus criadores em qualqyer das áreas de Artes.
Diana C.A importância da cultura e das artes para o desenvolvimento de um País é imensa. Acredito no meu trabalho e na formação de Joalharia que tirei. Só é preciso que o meu País acredite também, dando as ferramentas necessárias para que o meu, e todo o trabalho de Joalharia Comtemporânea em Portugal, tenha o seu espaço e acreditação merecida.
Pedro S.A mudança para uma legislação favorável aos artistas/designers de joalharia contemporânea de autor é imperativa e urgente que permita a laboração nesta área, de forma inteiramente legal. O reconhecimento nacional e internacional de muitos dos nossos criativos torna-se, em conjunto com uma nova legislação que permita os criadores trabalhar e comercializar os seus trabalhos, a via possível para a construção de uma carreira profissional sólida e próspera.
Ricardo S.uma legislação actualizada permite a transparência de procedimentos e evita a arbitrariedade fiscalizadora.
bruno r.assino esta petição porque sei o que passei para ter a marca da contrastaria e a dimensão da empresa que tive que criar para a conseguir...a burocracia é enorme e castrante...
Joel R.É um ultraje não se reconhecer o trabalho artístico português, sendo uma das poucas coisas que ainda nos coloca ao mesmo nível do mercado mundial.

Assinaram a petição
3 040 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição