Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição “Arquitectura por Arquitectos”
, para Exmº Senhor Presidente da Assembleia da República e Exmºs Senhores Deputados,
Nome
Comentário
Carlos G.
Como é que é possível isto ainda ser uma causa dos arquitectos?
Tiago S.
Arquitectura por Arquitectos
Cristina s.
Residente em portugal
Pedro F.
Lê-se claramente no DR 1ªsérie n.º168 de 29 de Agosto de 2015, Art.º44: "Exercício da profissão / 1 — Independentemente do modo de exercício da profissão, ou das actividades exercidas, e sem prejuízo do disposto no artigo 7.º, só os arquitectos inscritos na Ordem podem, no território nacional, praticar os actos próprios da profissão. 2 — São actos próprios dos arquitectos a elaboração ou apreciação dos estudos, projectos e planos de arquitectura, bem como os demais actos previstos em legislação especial". Também, no Art.º45: "Direitos do Arquitecto / 1 — Os arquitectos têm direito de requerer a intervenção da Ordem para a defesa dos seus direitos ou interesses legítimos em matéria profissional, nos termos previstos no presente Estatuto. 2 — Constituem, designadamente, direitos do arquitecto no exercício da profissão: a) O direito de exercer a sua profissão, de acordo com a sua vocação, formação e experiência, sem interferência na sua autonomia técnica, nem concorrência de profissionais sem formação adequada;" Somos obrigados a lutar uma vez mais pelo nosso direito ao trabalho.
Jose C.
Apoio esta causa.
Sérgio G.
Cada macaco no seu galho...
Maria V.
Cada macaco no seu galho.
David L.
Para que a qualidade esteja garantida em qualquer área profissional, a mesma deve ser prestada por aqueles que têm a formação profissional específica.
David F.
Na minha opinião, enquanto cidadão português e futuro arquitecto, acho que cada profissão tem o seu objectivo e o seu trabalho. A do arquitecto é desenhar, coordenar e assinar os projectos. As outras profissões tem a sua função que no caso dos Engenheiros é projecto das especialidades. Não vamos misturar as profissões. Por exemplo, se eu estudar durante 5 anos Arquitectura eu não vou fazer o trabalho do engenheiro e assinar o projecto da especialidade de estruturas. Dando outro exemplo: Nós portugueses, não vemos os psicólogos a receitar medicamentos para a ansiedade ou depressão pois não? Isso é o trabalho dos psiquiatras, certo? Então porquê que os engenheiros querem fazer o trabalho que cabe ao arquitecto fazer? Eu não apoio o que os engenheiros querem, e por isso deixo o meu descontentamento em relação a esse assunto, assinando e sublinhando está petição pública.
Ana B.
Arquitectura é para os arquitectos
Raul T.
A arquitectura revela a cultura de um Povo e só pode ser exercida por quem estudou. Basta dar uma voltinha pelo País e observar os danos irreversíveis existentes ao longo das estradas, sem culpados e afectando as receitas turísticas sem medida nem responsabilidade. Os senhores engenheiros, topógrafos, desenhadores, fiscais das Câmaras Municipais e demais gente, que vá estudar, termine a formação, inscreva-se na Ordem respectiva e seja Feliz como arquitecto. raul pinto de albuquerque engenheiro civil OE n.º 9539 arquitecto OA n.º 13973
Fernando P.
Tal como em outras profissões, onde os profissionais são respeitados, respeitem-se os arquitetos, garantindo-lhes o exclusivo acesso á sua profissão.
Aníbal C.
A Boa arquitetura deve-se impor e isso só se consegue com pessoas com competências na área da arquitetura e por isso a arquitetura deve ser para arquitetos porque têm formação que lhes permite ter e adquirir competências específicas para o ato.
MARIA S.
Estou completamente de acordo que se devolvam aos arquitectos as suas competências
Wilson F.
Concordo totalmente
João C.
Os arquitectos são os únicos a ter formação relevante e suficiente sobre arquitectura, urbanismo, design, história, sociologia, recuperação, segurança, estruturas, etc.
Samuel M.
Arquitectura por arquitectos
Guilherme F.
que a Arquitectura deixe de ser um luxo respeitando a arte
Ricardo B.
O seu a seu DONO.
António A.
Tenho um curso de engenharia e, quando quis fazer projectos de arquitectura, fui tirar um curso de Arquitectura. Sou arquitecto pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa. Os outros que façam o mesmo.
anterior
1
...
45
46
47
48
49
50
51
seguinte
Assinaram a petição
15 154
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas