Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Reforma aos 60 anos para professores e educadores – dignidade, respeito e justiça, para Assembleia da República, Ministério da educação,

NomeComentário
Teresa F.Força com isso pq nós merecemos
Amélia .Concordo plenamente. É necessário respeito pela nossa profissão
Clementina .Já tenho 67anos, acho uma injustiça!
Luísa .Eu mereço...
Ana D.Concordo plenamente com esta petição
Daniel L.É uma profissão de grande desgaste!
Ivone .É uma profissão de enorme desgaste.
Nuno .É uma profissão desgastante e esgotante.
Maria P.Prestes a completar 65 anos de idade e com 40 de serviço, sinto-me totalmente exausta, não considerando justo levarem-nos a esta situação limite de cansaço físico e psicológico na tentativa de chegarmos a uma idade de reforma que não é minimamente consentânea com a natureza da nossa profissão, já tão envelhecida. Assino, pois, esta petição cujo objetivo urge ser validado pelos decisores deste país. Pelo reconhecimento imediato do estatuto de desgaste rápido/regime específico de aposentação (60 anos de idade) para as profissões do campo da Docência. E recordo: o barulho permanente a que estamos expostos durante décadas; a multiplicidade de funções pedagógicas além da lecionação; as infindáveis burocracias e todos os problemas da carreira que se arrastam; o trabalho muito para além do horário laboral; os problemas de saúde inerentes à profissão (voz, audição, visão, esgotamento, burnout) e o facto de lidarmos diariamente com uma população infantil/juvenil, em grande grupo, altamente exigente, carente de abordagem personalizada, sempre em mutação de acordo com a evolução da sociedade, necessitando de contínua adaptação de nossa parte, o que dificilmente acontece noutra profissão.
Maria .É uma profissão desgastante para todos, principalmente os mais velhos. É preciso dar oportunidade aos que querem mudar para melhor o currículo, até porque os mais velhos estão acomodados no ensino e não têm capacidade ou não o querem, melhorar.
Margarida .Trata-se de uma profissão de desgaste rápido.
Ana .Pela nossa sanidade mental
Vítor .Concordo
Fernando .Justiça
Helena M.Concordo, porque é uma profissão extremamente desgastante.
João D.Considero que é uma profissão de desgaste acentuado.
Ana .Será o ideal a reforma aos 60 anos.
Anabela F.Para uma profissão altamente desgastante, é impensável a aposentação com a idade de 66 anos e mais alguns meses.
Jorge E.Se uma companhia de seguros se recusou a fazer um seguro, porque a profissão docente é de risco, porque não a reforma mais cedo?
Carla .A profissão de professor(a) é uma das mais desgastantes na atualidade. Não é por acaso que cada vez há menos jovens interessados nesta profissão.

Assinaram a petição
53 674 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição