Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: INICIATIVA POPULAR DE REFERENDO sobre a (des)Penalização da morte a pedido, para Assembleia da República

NomeComentário
Andreia L.No meu entender, uma questão desta natureza carece da expressão direta da vontade popular. A representação na AR não parece suficiente uma vez que não dispõe de um conhecimento empírico daquela que é a verdadeira vontade da maioria. Esta, assim como outras questões inevitavelmente de teor ético e moral deveriam ser submetidas a referendo.
Manuel G.Referendo!
Gonçalo R.Sou contra a eutanásia.
José A.destruir absolutamente a retórica dos adversários, o seu radical pessimismo relativamente à exaltante natureza, identidade humana,
José F.Um assunto destes jamais pode estar pendente dos deputados da Assembleia da República, o Povo Português tem o direito máximo de se pronunciar sobre um tema tão delicado na sociedade portuguesa.
Isabel M.Exigimos uma política de VIDA , não de morte
António C.Neste país só a união faz a força
Narciso C.não concordo com a despenalização; Aumentar o apoio social do Estado aos idosos que dele necessitem e aos cuidados paliativos.
Arsénio P.O referendo é um dos instrumentos da nossa democracia. Quem tem medo dele tem medo do Povo. Quem tem medo do Povo não merece estar na AR.
José M.É importante a opinião de todos
Manuel R.Porque são os cidadãos que devem decidir sobre a sua própria vida e não uma ediologia satánica qualquer, eles que decidam a deles e nós a nossa, se a decisão for só por eles a eutanásia terá que valer apenas para deputados e governos e nunca psra o povo.No entanto, sou a favor da eutanásia, mas contra que a mesma seja decidida sem consutar o povo.
Jorge A.Não à eutanásia, porque é irreversível e imoral!
Guilhermina C.Aceito o referendo como 2ª opção, mas em bom rigor, o direito à vida, não é referendável. Considero a eutanásia um retrocesso civilizacional. Atitude arrogante e leviana, por parte de quem a defende. Total ausência de "pensamento profundo". Assusta uma tal filosofia. Trabalhei na saúde durante 40 anos. Inicialmente, enfermeira de cuidados gerais, depois, em outras áreas, a última, mais de 20 anos no ensino de enfermagem. Durante esse tempo, tive com certeza muita sorte, porque nunca encontrei ninguém que quisesse morrer. Alguns doentes expressavam momentânea e esporadicamente desejo de morrer, mas a minha leitura dessas situações, era porque esses doentes não tinham família que os desejasse, ou tinham outras carências. Para mim, isso eram desabafos e não para levar a sério. Por fim, queria apenas dizer que considero chocante, a iliteracia que reina na nossa sociedade, no que se refere às questões humanas, na doença. E esta é transversal a todas as classes. Seria desejável e urgente corrigir esta situação. introduzir em todos os curricula escolares, vivencias relacionadas com a doença, para que não haja tanto medo e incompreensão e depois resolve-se com eutanásia. Guilhermina C.
Rui H.A discussão da eutanásia não se deve confinar ao âmbito restrito da Assembleia da República. A mesma deve suscitar um debate alargado que traga luz sobre os diversas questões envolvidas, para então ser decidida pelos cidadãos.
antonio m.INICIATIVA POPULAR DE REFERENDO sobre a (des)Penalização da morte a pedido
José S.A defesa da vida é uma evidência que não necessita ser comentada
Ana S.A vida é um dom sobre o qual nenhum Homem temtem poder.
Lisete S.É um assunto demasiado sério para ser decidido só pelos deputados
Ricardo R.Voto NÃO contra a eutanásia.
Maria G.Referendo sim

Assinaram a petição
22 659 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição