Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Maria A.Continuo a "abraçar" o português pré AO e estou a marimbar-me para o entendimento que resultou de um consenso (com senso?) entre os PALOPES. Sempre ouvi dizer que burro velho não aprende línguas e eu comprometi-me com a língua pátria há 53 anos, quando entrei na instrução primária!
Maria S.Como revisora de profissão, não deve haver qualquer correcção ao Acordo Ortográfico, porque continuaria a haver as incongruências e opções. A língua aprende-se para o dia e para a noite, não se escreve conforme a hora. Além do mais há mais livros editados sem AO (importantes e de prestígio) do que com o AO. Quanto às crianças, são apenas duas gerações de crianças, enquanto sem AO, são todas as gerações. As crianças reaprendem a escrever sem AO com facilidade, pois são ainda muito jovens, ao contrário de todas as restantes gerações que tiveram de aprender o AO, sem o conseguir.
anthony s.Considero o acordo ortográfico desnecessário e um contra-senso (e não um contrassenso!).
Luís G.Concordo com a petição
Antonio C.Não se justifica as crianças andarem com tanto peso às costas correndo o risco de contrairem más formações. Onde estã os pedagogos deste país?
Pedro C.Como muita coisa neste país, parece que se aprovou este acordo apenas para o benefício económico de uma minoria, que pouco se importa como se escreve ou se fala já que a linguagem deles é outra ...
Marília P.Sempre fui contra pois não dignifica a língua, pelo contrário desvirtua o sentido de certas palavras.
Benjamim A.Como Português, no pleno uso dos meus direitos/obrigações, peço referendo
Armando M.Considero que este famigerado acordo ortográfico veio transformar a língua portuguesa num "mostrengo" linguístico que nunca apliquei nem aplicarei.
António T.Sim estou contra esta trapalhada.
António C.O ministro Santos Silva prefere manter-se fiel a Sócrates. com o qual forçou a entrada ilegítima em vigor do AO90 em 2012,a actualizar-se e a chamar a si todos os antecedentes que são públicos, sejam pareceres idóneos negativos,abaixo-assinados,petições etc,é totalmente incompetente e cúmplice deste AO90 linguicída,devia ter vergonha e DEMITIR-SE já.! António Muñoz Cardoso, Professor Universitário Doutorado e Investigador..
Arlindo P.Não ao AO! Tenham vergonha!
José A.Pura e simplesmente, renegaram as nossas raízes. Só os incompetentes que protagonizaram nos anos recentes, podiam ter imposto o acordo
Mario B.A língua portuguesa nao é dos políticos, é dos portugueses.
Alvaro D.Plenamente de acordo contra as alterações. Algumas das quais são perfeitamente absurdas. Nem é necessário dar exemplos, porque já são bem conhecidas por quem escreve, e principalmente por quem lê.
Antonio T.A opinião do Ministro Santos Silva deve ser mandada para o caixote do lixo junta com o AO90.
António S.Os actuais responsáveis directos pelo Actual AO devem ser demitidos das suas funções e eleitos novos membros com vista a repor as bases estruturais da língua portuguesa.
José M.Não se justifica abandonar a evolução do nosso Português de Portugal. Porque na prática para os outros povos dá a entender que tanto faz. "Ainda que digam que nos entendemos, a verdade é que parece entendermo-nos cada vez menos."
José A.Não à destruição da matriz latina da nossa língua.
Carlos G.Não a acordo a língua portuguesa é a nossa Pátria

Assinaram a petição
25 112 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição