Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PELO DIREITO À ARQUITECTURA - CIDADÃOS CONTRA AS PROPOSTAS DE LEI N.º 226 E N.º 227/XII, para Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Sónia S.Enquanto Arquiteta com 15 anos de experiência profissional, sinto-me indignada pela forma displicente como os sucessivos governos portugueses, ditos democráticos, têm vindo a tratar a Arquitetura, em geral, e Arquitetos Portugueses, em particular. Existe hoje um profundo desprezo pela Arquitetura em Portugal, onde os arquitetos foram reduzidos à condição de técnicos prescritores de licenças de construção e os projetos pouco representam para além de formulários indispensáveis ao dito processo de legalização da atividade construtiva. A Arquitetura passou a ser entendida como um bem de consumo de total propriedade do requerente que, em conjunto com o construtor, de quem efetivamente depende, decide o que irá ser realmente construído e alterado com base nos processos carimbados pelas entidades camarárias, onde, regra geral, se dá por terminada a intervenção do arquiteto. Com as novas propostas de lei que o presente governo pretende apresentar esta fragilidade profissional será enfim ratificada oficialmente, o que me revolta profundamente. Não seremos todos candidatos a receber um Pritzker, mas é importante que se reconheça a qualidade do ensino da Arquitetura em Portugal!
Francisco B.apoio incondicionalmente a revolta dos arquitetos. Afinal não faz sentido nenhum negar em Portugal aquilo que a Europa reconhece
Élia c.O seu a seu dono! Mais uma prova de ingerência do pais.
Fernanda F.Apenas um: Se todos desempenharem as suas funções corretamente, deixaremos de ter este tipo de problemas...
Cláudia P.Luto, lutarei pela arquitetura e pelos nossos direitos enquanto arquitetos.
Ana T.Concordo plenamente com a anulaçao da proposta de lei em questao. Acho que esta é uma situaçao ridicula, pois está a por em questão as qualificações profissionais e as competências de todos os arquitectos devidamente formados. A assembleia da republica e todos os seus representantes que tenham em consideração a formação intensa durante os cinco anos de todos os jovens que passam por este processo de aprendizagem. Que reflictam acerca da logica de quererem formar arquitectos através do sector publico, se depois lhes retiram todos os valores e competências. Qual o destino dos fundos investidos na formação destes jovens? Como estudante do Curso de Arquitectura peço uma revisão séria a estas duas propostas de lei. Sejamos cidadãos conscientes, lógicos e socialmente responsáveis. Tenhamos consciência das consequências das nossas acções.
Raul T.Sou licenciado em engenharia civil por uma Escola conceituada, de Lisboa, o Instituto Superior Técnico e membro efectivo sénior da Ordem dos Engenheiros, #13973. Também sou arquitecto e Membro da Ordem dos Arquitectos, #9539. Tudo pré-Bolonha. Testemunho que os engenheiros civis não possuem formação mínima para fazer arquitecura. E como tal também não sabem coordenar sózinhos a elaboração dos Projectos de Investimentos imobiliários. Dê-se uma volta pelo País e veja-se; aldeia sim, terriola sim, vilas sim e cidades sim, o que está edificado e concebido pela máquina dos ATAES, ANETS e Engenheiros. Ou, se for cego, inquira-se um Turista, mesmo o portugês, do que encontra de assassinatos ao ambiente e à qualidade de vida dentro das edificações e dos espaços públicos. TUDO ISTO METE NOJO, um País de suicidas do futuro, que não aprende com o passado..
Ricardo P.Contra os retrocessos culturais, contra a reabilitação do "bacoco", abaixo o império do equívoco.
Luís D.É uma vergonha, provavelmente ainda prolongam mais esta injustiça.
José G.Já é tempo de acabar com 'jogadas' de gente intrometida na área profissional de exercício exclusivo dos arquitectos. Força!!
Paulo M.Lamentável a mentalidade dos governantes!
Paulo G.Não percebo como é que um País que se diz da Comunidade Europeia?! Ainda não percebeu que este assunto diz respeito aos Arquitetos??? Falta de inteligência e cultura deste povo, que vive e interage, até hoje, com arquitetura reles?!
Susana L.PELO DIREITO À ARQUITECTURA
Tiago P.Uma lei contra os profissionais, uma lei contra os cidadãos, uma lei contra o país!
Renato G.Como arquitecto recém formado, sinto que todo o esforço que fiz durante o tempo de formação e agora novamente o esforço que faço para conseguir o acesso a uma oportunidade de trabalho digna, cai em vão! A esperança num país mais justo em que o trabalho se faça é conforme a paixão e a vocação de cada um para o fazer, não pode, nem consegue coexistir, com um país que se limita a retirar direitos anteriormente ganhos depois de anos de contestação. A arquitectura é para os arquitectos! Como arquitecto recém formado, olho para o meu país, e olho sem esperança, vejo me forçado a abandonar o meu país e a tentar a minha sorte "lá fora"! Espero que esta petição consiga atingir o seu objectivo!
Jorge C.Por um ambiente urbano e edificado de melhores condições.
Bruno S.Neste momento não encontro palavras suficientemente adequadas para classificar o (os) "iluminados" desta abominação. Sinto vergonha, e arrependimento de ter gasto 9 anos da minha vida (inclui Doutoramento) no ensino superior, mas valia ter imigrado. PS: Por este caminho mais vale fechar-mos todos os cursos de Arquitectura Bruno Silva
Luis C.Estou totalmente de acordo com a petição e só lamento que este governo só tenha iniciativas para mais uma vez destruir a profissão de Arquitecto. Agora não se esqueçam de nas próximas eleições votarem nos que já lá estiveram (PS) para continuar a enterrar Portugal
Franquelim A.vergonha país de pseudo políticos
Eduardo C.Pela Arquitectura em Portugal!

Assinaram a petição
18 724 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição