Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Cristina M.Nunca concordei com este Acordo Ortográfico, pelo contrário, continuei a escrever como aprendi e acho que é inadmissível que queiram profanar e matar a nossa Língua que é um legado insubstituível. Só desejo que consigam reverter esta situação estúpida e consigam repor a nossa verdadeira Língua Portuguesa.
Luis V.Uma total idiotice. Para benefício... de quem? Recuso-me a utilizar esse "acordo"
Maria F.Não consigo gostar nem um pouco do acordo que nos obrigar a utilizar, eu não o assinei, não pedi para o assinarem e nem reconheço certas palavras, por vezes tenho de soletrar as palavras em voz alta para ver se consigo entende-las ouvindo-as.
Lígia C.Não concordo com o acordo ortográfico, já que, a língua portuguesa é a língua génese, e é que tem que ser alterada pelos países que foram "colonizados" por Portugal. NÃAOOOO !!!!!!
Herman S.Sou cidadão dos Estados Unidos, professor emérito da Universidade Estatal de Albany, N.Y. "Não me importo" =? Não me importa
Francisco R.Nunca deveria ter acontecido
Cidália M.Este acordo não simplifica ,mas só complica!
Ana M.Contra o Acordo Ortográfico, pela identidade da nossa língua, património da nação.
Luís M.Professor aposentado
Dora R.Sempre escreverei como aprendi. Como querem que os pais participem nos estudos dos filhos, se a própria linguagem nos separa. Será que virámos uma colónia do Brasil?
Mário M.Acho bem que mantenham o original.
Albano M.De entre as muitas alterações que foram feitas, concordo apenas com algumas.
Aidé G.Que a língua portuguesa volte a ser clara, sem fatos de tecido e fatos de acontecimentos que dificulta imenso a aprendizagem e discernimento para quem aprende, seja português ou estrangeiro.
Joaquim s.Vamos aprender a língua portuguesa e não meias palavras de sits
Maria M.Eu sou contra. Nunca usei o acordo.
António S.Estudante...
Vitor P.Nunca fui a favor desse acordo, foi uma autêntica estupidez da parde do governo.
Maria A.Continuo a "abraçar" o português pré AO e estou a marimbar-me para o entendimento que resultou de um consenso (com senso?) entre os PALOPES. Sempre ouvi dizer que burro velho não aprende línguas e eu comprometi-me com a língua pátria há 53 anos, quando entrei na instrução primária!
Maria S.Como revisora de profissão, não deve haver qualquer correcção ao Acordo Ortográfico, porque continuaria a haver as incongruências e opções. A língua aprende-se para o dia e para a noite, não se escreve conforme a hora. Além do mais há mais livros editados sem AO (importantes e de prestígio) do que com o AO. Quanto às crianças, são apenas duas gerações de crianças, enquanto sem AO, são todas as gerações. As crianças reaprendem a escrever sem AO com facilidade, pois são ainda muito jovens, ao contrário de todas as restantes gerações que tiveram de aprender o AO, sem o conseguir.
anthony s.Considero o acordo ortográfico desnecessário e um contra-senso (e não um contrassenso!).

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição