Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Pedido de Anulação dos Exames Nacionais 2026 sem Prejuízo dos Alunos
, para Ministro da Educação, Ciência e Inovação / Inspetora-Geral da Educação e Ciência / Provedor de Justiça
Nome
Comentário
inês .
anulação dos exames nacionais
Laura S.
A implementação tem gerado controvérsia devido a falhas técnicas na plataforma, atrasos na correção e receios de que algumas provas tenham sido digitalizadas de forma incompleta ou incorreta. Estas dificuldades levaram ao adiamento de prazos e aumentaram a preocupação de alunos, famílias e professores. Aumento da ansiedade e do stress, por receio de erros na digitalização ou na classificação. * Incerteza quanto às notas e ao acesso ao ensino superior. * Diminuição da confiança no sistema de avaliação. * Apesar dos problemas iniciais, a digitalização poderá, no futuro, tornar a correção mais justa, transparente e eficiente, desde que as falhas técnicas sejam resolvidas.
Marta .
Face a atual situação esta será a solução mais equitativa para todos
Jose V.
A favor da anulação da vergonha que se passa na educação em Portugal
Maria M.
A democracia dá-nos o direito e o dever de expressarmos a nossa opinião.
Paulo P.
Anulem-se os exames e os alunos que entrem no Ensino superior com as notas do secundário.
Maria .
Falta de fiabilidade dos resultados finais!!!
Rafael R.
Devido ao que tem ocorrido nestes últimos dias e tendo feito exame nacional com as novas folhas, concordo com esta petição.
Alessandra .
Eu, Alessandra, assino esta petição de anulação dos exames nacionais para preservar a honra dos alunos.
José .
Subscrevo o conteúdo da petição, para anulação dos exames nacionais de acesso ao ensino superior.
Carla M.
Com o intuito de salvaguardar a igualdade entre os alunos.
ema v.
Como aluna que realizou os Exames Nacionais de 2026, assino esta petição porque acredito que todos os estudantes têm direito a uma avaliação justa, rigorosa, transparente e imparcial. Dedicámos muitos meses de estudo e esforço à preparação destes exames, que são determinantes para o nosso futuro académico, pelo que não podemos ser prejudicados por eventuais falhas técnicas no processo de digitalização ou classificação das provas. Considero essencial que todas as situações sejam cuidadosamente verificadas e que possamos ter a confiança de que as nossas provas foram corretamente digitalizadas e classificadas. Caso se confirmem irregularidades, estas devem ser prontamente corrigidas, garantindo que cada aluno seja avaliado exclusivamente pelo seu desempenho e pelo trabalho que realizou, sem ser prejudicado por situações que lhe são alheias. Peço ainda que sejam adotadas todas as medidas necessárias para salvaguardar os direitos dos estudantes e reforçar a confiança num processo de avaliação justo, fiável e transparente.
Cristina A.
A educação deve promover a aprendizagem, não apenas a preparação para um único momento de avaliação.
Vera M.
Face aos diversos comentários na TV e não só, mas já com o receio de se terem perdido provas, datas alteradas, professores que não são da disciplina a corrigir os testes. Uma enorme preocupação para os miúdos e para os pais, que durante anos para se prepararem para este inicio de vida. Esta é a primeira grande provação da vida de muitos jovens.
Veronica c.
É uma vergonha ter que passar por isto na minha vez de me candidatar, além de já não ter férias de jeito ??
Rodrigo .
Anulem
Ricardo .
Anulação JÁ!!!!
Ana s.
Não existe confiança na correção destes exames
Pedro O.
.
Mafalda .
Anular ou dar pontos em todos os exames
anterior
1
...
39
40
41
42
43
44
45
...
75
seguinte
Assinaram a petição
18 893
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas