Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela revogação da liberalização do eucalipto, para Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Paulo M.pela revogacao da liberalizacao do eucalipto
Elio G.De uma vez por todas, gostaria de não chegar a esta altura e só ver incêndios e serras queimadas......deve-se cuidar das florestas , pensar nas espécies que se plantam e responsabilizar os proprietários das terras que se encontram ao abandono, se necessário retira-las deles. Para se ser proprietário de algo, tem de tomar consciência que envolve responsabilidade n não pode ser só dizer que tenho uns hectares . Obrigado
Joao A.Assino para que seja proibido a plantação de eucalipto, e que seja feita uma vistoria pelas entidades competentes nas aldeias onde estão plantados encostados a casas.
Isabel C.Basta!!!!...
Antonio M.que em Portugal seja controlado a plantação do eucalipto que se plante mais vinhas mais olivais etc.
José S.Tem de se fazer um verdadeiro ordenamento florestal do território longe dos lobbies da pasta do papel e ainda assim fazer as empresas que dão corpo a estes lobbies participarem das despesas de ordenamento e limpeza da floresta de que retiram a matéria-prima de que vivem!
maria c.Será necessário dizer mais depois de todas as desgraças que estão a acontecer nestas terras de eucaliptos? É urgente revogar a lei e reordenar as nossas florestas!
Rafael M.Também pela protecção da biodiversidade deste país, as PLANTAÇÕES de eucalipto deveriam ser substituídas, tanto quanto possível, por espécies autóctones, a fim de restabelecer a FLORESTA nativa. A floresta não é apenas um amontoado de árvores, é um ecossistema complexo, que é pobre ou paupérrimo onde existem os eucaliptos e rico onde as florestas são por exemplo de carvalho (incluindo os montados de sobro, ou sobreirais), castanheiro ou matas mistas caducifólias.
Artur C.O eucalipto é uma arvore que só serve a ganância. Foi importada da Austrália e lá servia para secar pântanos. Arvore de crescimento rápido que desertifica a fauna e a fora. É uma fonte de rendimento para os agiotas que só vêm lucro e nada mais. Sou apologista da sua plantação controlada, não é raro por este pais fora ver-se terreno agrícola a ser ocupado por plantações de eucaliptos, para engordar as celuloses e não tendo em conta uma gestão da floresta no seu conjunto.No Alentejo, terra de sobro e azinho a "peste" do eucalipto, já por lá prolifera, em grandes áreas arrendadas por as fábricas de papel. Amanhã não teremos água por humanos e animais.
Ana C.Andamos a plantar caixas de fósforos. Vamos mudar para florestas nativas
joao l.verifiquem o que se está a passar com a atribuição de ajudas comunitárias no ambito PDR2020 e PRODER /ALTRI no interior do País, parte das reflorestações com eucaliptos e replantações vão ou estão a ser efectuadas vão ser subsidiadas, o levantamento cartográfico da área de eucalipto na zona centro, alto alentejo e ribatejo não reflecte a realidade porque existem zonas com mais áreas de eucalipto e pinheiro bravo do que está cartografado, o pinheiro manso que foi plantado no interior/subsidiado com o objectivo de produzir fruto não passa de uma cabala porque as plantas não frutificam e foram e estão a ser destruídos terrenos agrícolas para dar lugar a este tipo de espécies (reflorestação de terras agrícolas)
Margarida B.Os governos são os responsáveis por toda esta situação.
M F.ordenamento territorial florestal JÁ!
Maria C.É preciso apresentar alternativas ao eucalipto e pinheiro.
André L.Isto já devia ter sido há décadas!!!
Antonio C.Haja um governo com coragem de combater os lóbis madeireiros e implemente a ordenação das nossas florestas, para não perdermos cada vez mais vidas humanas e recursos naturais,
Maria S.Toda a natureza nos merece respeito,mas á que selecionar e substituir,o que poderá não ser conveniente. Eucaliptos ardem facilmente e bebem muita água secando o solo
Julia F.Fizemos férias nas últimas duas semanas em Portugal. Já soube que há muito eucalipto no norte, mas agora já o vi na autostrada de Sintra para Batalha e também na Serra de Monchique! Que pena para natureza normal! As turistas querem ver a natureza típica e não só eucalipto!
João A.Eliminar, de vez, essa árvore incendiária do território nacional
Joana B.Não são somente os Eucaliptos um "combustível" florestal, note-se especial atenção à praga da "Acacia dealbata", mais conhecida como "Mimosas" que se propaga facilmente!

Assinaram a petição
22 295 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição