Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
António E.A língua é história - aqui, o latim é ponto referencial; a língua é vida - evolui sem as arbitrariedades que a expõem à incompreensão ou ao ridículo
Marcolino R.Este AO só complicou, não veio ajudar em nada...
Ana P..
Cláudia S.Tinha orgulho de ser boa a português. Agora, sinto repulsa ao ajudar os meus filhos na matéria. Volta Camões, estás perdoado!
Maria G.as alteraões efectuadas apenas confundem o sentido do texto.
SIMÃO D.Acho que é uma perda de valor histórico da língua portuguesa se o acordo se mantiver de pé.
José P.Por uma Democracia mais participativa e menos representativa
João S.O acordo ortográfico empobrece a língua na sua componente etimológica e tornna-a também menos perfeita do ponto de vista fonético. Não se afigura qualquer vantagem.
José S.Eu sou contra!
Misha M.Prefiro referir-me ao aspecto de algo do que o aspecto (estamos a assar algo no espeto ?).
Maria F.Já chega de disparates!
Américo L.Um fato para mim não é um facto. Para o brasileiro um fato é um paletó. Acabem com essa aberração, pois eu continuo a escrever na minha Língua que é a de Camões.
Filipe S.A nossa ortografia é a nossa identidade.
Delfim M.A favor de Portugal, sempre contra o acordo ortográfico.
Rui M.Este Acordo é um atentado ao bom senso, foi elaborado em cima do joelho, para servir o Brasil, e não a Nação mãe da língua portuguesa!
FERNANDO L.NUNCA SE DEVERIA TER CHEGADO Á TRISTE SITUAÇÃO A Q. SE CHEGOU, QUANDO SE ABDICOU DA NOSSA LINGUA MÃE. POR VAIDADE, ESQUECERAM O EXEMPLO DO REINO UNIDO, Q., APESAR DE HAVER MUITOS MAIS MILHÕES DE HABITANTES, DO Q. NESSE PAÍS, ESPALHADOS POR ESSE MUNDO FORA, E A FALAR "INGLÊS", MAS NÃO O INGLÊS DE INGLATERRA, LEMBREMO-NOS Q. EM INGLATERRA, NÃO ABDICARAM, NUNCA, DA SUA LINGUA MÃE. MAS EM PORTUGAL, JÁ NÃO SERÁ FÁCIL RETOMAR O ANTERIOR SISTEMA, POIS JÁ MUITOS MILHARES DE ALUNOS, ENTRARAM NO ENSINO ESCOLAR, COM ESTE PÉRFIDO SISTEMA, IDEALIZADO POR MENTES PÉRFIDAS E LOUCAS.
Carlos G.Lamento que tenha sobrado imaginação para que a língua mãe tivesse cedido perante as que descenderam desta e na questão legal de um acordo nunca ser sequer vinculativo quando as demais partes do acordo nada fizeram para a sua aplicação nos seus territórios. Triste a posição de subserviência em Portugal se coloca para ficar bem na "foto" da submissão nacional.
Joaquim F.Concordo na íntegra com o teor da petiçao
Vitor S.Como é possível fazer um acordo, em que somente um país o executa!!!! Os outros vão atrasando. Será que, sendo assim, o acordo se justificava? A ideia não era uniformizar a língua portuguesa nos pais cuja língua oficial é portuguesa? Então porquê só nós o colocamos em prática?
antonio c.Não gosto do acordo.

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição