Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Rendas/alugueres de casas e quartos em Lisboa, para Exmo Presidente da Republica, Exmo Primeiro Ministro, Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, Exmo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

NomeComentário
Artur T.Especulação imobiliária nunca fez bem a região alguma...
Ana s.Não há controlo sobre o rendimento arrendamento os senhorios pede o que querem e lhe da na telha abusam de nós que queremos casa alugada para o ano todo arrendamento para i Turismo devia ser proibido para isso existe hotéis pensão e se houver casa que alguma para ferias devia ter tudo declarado pagar mais imposto por que ganham m mais e deviam ter algum curso de Turismo nada de especial mas ter alguma formação isto tem que parar devia haver una asei para controlar as condições das casas de um estabelecimento de que ter estas casas só para o Turismo também tem que o ter por exemplo higen extintor e etc e quem aluga ni verão seja poribido alugar os outros meses aos portugueses ou ben é para o Turismo ou bem é ao ano
Ana C.As casas e quartos estão a preços elevados e não nos passam fatura.
Marina S.Sou professora, vinculei em Lisboa, a única alternativa que o Sr. Ministro Crato nos deu. Recebo com 26 anos de serviço pelo índice 167. pago a faculdade da minha filha. Estava a partilhar apartamento, o meu quarto no valor de 300€. O apartamento foi vendido e neste momento estou em Prior Velho a partilhar apartamento t3, no valor de 870€, tenho de pagar o meu quarto e o da minha filha. Pagamos para trabalhar. Deixei a minha casa em Aveiro onde reside a minha filha mais velha e com 54 anos sinto-me "emigrante" cá dentro. Assino esta petição com a esperança que o nosso governo imponha regras nos arrendamentos.
Ana L.Está um absurdo. Parece ficção.
Diana R.Lamento ter de assistir e de sair de Lisboa com 3 filhos abandonando escolas e o nosso bairro por não conseguir acompanhar estas rendas exorbitantes. Lisboa inteira está a transformar se num condomínio privado... só para alguns.
Mário C.A renda elevada e o salário baixo foi o principal factor que me levou a emigrar. É completamente impossível constituir família nestas condições, ao menos que se tenha o apoio dos Pais. A habitação deve ser um bem essencial como a educação e a saúde, mas o capitalismo e a especulação vão sempre mais à frente. FIscalizem, não continuem a encher os bolsos de quem já nasceu rico.
Manuel C.As rendas atualmente são exorbitantes e não é só em Lisboa.Nas localidades do interior é o mesmo.Na região oeste alugar um apartamento t3 custa um m8de ordenado mínimo. E continua a fuga dos senhorios às suas obrigações tributárias e cívicas.É um fartar....
Nuno H.É de facto incompreensível como uma renda pode chegar a um valor tão alto. Ainda para mais quando o imóvel na maioria das vezes se encontra em condições degradantes. Sou arquiteto recém formado e neste momento encontro-me em fase de procura de casa. São muito poucas as opções e as que existem, são a um preço absurdo. Deveria de existir uma taxa moderadora e uma reavaliação no preço destes imóveis. É chocante.
Raquel S.Realmente hoje em dia é impossivel um jovem viver em Portugal. A maioria ganha o ordenado minimo e as rendas de casas são altissimas. Será que os senhorios pensam que as pessoas cavam dinheiro? É que a escassez de casas obriga as pessoas a aceitarem rendas exorbitantes e os senhorios aproveitam-se da falta de oferta. Vivo num minusculo apartamento sem condições e pago um exagero. Por favor governantes e a quem de direito façam alguma coisa pelos nossos jovens.
Isilda M.acho que ar rendas tem que ser compatíveis com o salário mínimo eu própria não consigo uma casa pois não tenho como pagar renda e fazer face aos outros gastos.
Luísa D.Gostaria de poder arrendar uma casa a um preço justo! Obrigado.
Priscila C.Estou a mais de 4 meses a procura de um t2 para alugar mais só acho t2 em péssimas condições e os valores irreais ganho 600€ e meu esposo está desempregado tenho uma miúda de 3 anos
Maria R.Quero reforçar, por via deste comentário, o meu grande desagrado relativamente aos preços praticados nos arrendamentos de quartos em Lisboa. Cada vez mais, existem senhorios a pedir rendas com valor exurbitante, muito a cima das possibilidades de um cidadão comum e sem passar recibo! Esta situação tem-se alastrado e qualquer pessoa com um pequeno espaço em casa aproveita para fazer dinheiro extra, deixando o inquilino num ambiente desagradável, ao qual o mesmo se tem que sujeitar porque estas são as condições que, ainda que dificilmente, consegue pagar. A comparação entre a renda pedida (por um simples quarto) e o salário recebido é realmente pequena e, muitas vezes, nula ou com resultado negativo. Cabe ao Estado português zelar pelo bem-estar dos seus cidadãos e, portanto, esta situação é de interesse público e necessita atenção, uma vez que limita, principalmente os jovens, a aceitarem (ou, até mesmo, procurarem) oportunidades de emprego na sua capital. Lisboa tem-se tornado cada vez mais estrangeira e limitada à reduzida parte da população portuguesa que ainda consegue receber salários de elevado nível (depois de vários anos de trabalho, normalmente).
Dartiransi D.Massive turism is terrorism
Vera P.Fui obrigada a deixar Lisboa, cidade onde cresci e nasci precisamente por este motivo. Vivi muito tempo num bairro social em loures e agora vivo na margem sul onde até gosto. Mas se não aumentassem tanto as rendas lisboa não estaria a capital degredada e pobre q está hoje, e ainda hoje podia lá morar, eu e mta gente q saiu pelo mesmo motivo. Obrigado senhorios e estado por nada.
Fatima G.Uma vergonha os preços praticados
Ribamar C.Porque há uma grande procura não é preciso aumentar o valor das rendas.Obrigado
Manoel E.É impossível viver em Portugal com uma renda superior ao Ordenado mínimo nacional, a renda é quase duas vezes o valor do ordenado é degradante viver assim com casas que nem avaliada são, quase sempre caindo aos pedaços
Rita C.Quero começar a minha vida, com o tipo de rendas que oferecem em Lisboa, pura e simplesmente não é possivel. Quero ter prioridade a viver na minha cidade, no centro da minha cidade, em relação a turistas. Quero poder viver de forma acessivel de acordo com aquilo que existe no mercado de trabalho. Quero nao ter de contar os tostoes desta maneira, porque mais de metade do ordenado fica para a casa. Um t0 quase sem janelas, velho, cheio de bicharada, sem luz, sem nada.

Assinaram a petição
8 903 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição