Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
Lília L.As pessoas só vêem o mal, como em tudo, praxes tem os seus aspetos positivos e os seus aspetos negativos, e ocorreram situações desagradáveis, mas por umas nem todos têm de pagar! As pessoas têm cabeça, consciência e por muito que digam que não conseguem, conseguem dizer não senão quiserem fazer x coisa, y coisa, portanto as praxes podem muito bem continuar!
Cristiana Q.100% a favor da Praxe
Duarte S.Não devemos julgar o excesso de uma pessoa por um todo!
Carlos S.não poderia ser dito melhor
Ana L.Praxes humanas e controladas como as que há no ISCAL ...fui praxada e fui da comissão de praxe durante alguns anos, e orgulho-me disso e de dizer que os meus caloiros adoraram ...muitos vieram a agradecer os jogos e o companheirismo que obtiveram por isso ... praxes forever!!!
Patricia C." E claro que há praxadores e praxadores, praxes e praxes. Na minha Universidade, como em todas (julgo eu), existe um código de praxe. Código esse que sim, é diferente de instituição para instituição. Esse código de praxe tem as "regras" para se ser praxado e para se poder praxar! Há que salientar aqui que a praxe não é obrigatória, não me venham com tretas. E mesmo depois de aceitar ser praxada, eu podia sempre dizer não. Que eu saiba, aqui ninguém aponta armas à cabeça de ninguém para as obrigar a fazer coisas."
Tiago S.Só quem nunca experienciou uma plena vida académica é que poderá apoiar a exterminação da nossa tradição, infelizmente neste país temos um défice cultural e literário enorme. Por esta razão, temos milhões que nnca ingressaram no ensino superior e não fazem a mínima ideia em que consiste a praxe, a ignorância gratuita e desconhecimento fazem-nos tomar uma posição cegamente, o preconceito nunca demonstra muita razão. Estas mesmas pessoas que pretendem acabar com as praxes, são as mesmas que nunca investiram em nada na vida, pouco ambiciosas, simplesmente anti-sociais, ou as mesmas que levantam o subsídio ao fim de cada mês, pago por quem estudou e agora paga os impostos devidos.
Nuno C.a favor
Carmen G.a praxe, mais que colegas, é uma família! é lá que aprendemos o verdadeiro significado de amizade e de espírito de equipa! é na praxe que aprendemos o valor do ser humano e é nas praxes que conhecemos toda a gente, amigos que levaremos para a vida!
Gil S.100% a favor das praxes
Daniela T." lembro-me que no meu primeiro ano na universidade viu muitos sapatos pretos, hoje quando praxo olho primeiro para os meus". A praxe não é nem pode ser culpada por mentalidades de pessoas que não pensam nas consequências
Lisa S.A praxe não se vive, sente- se..... E quem não entender estas palavras não sabe o que é a verdadeira praxe......
Mário F.Não acabe com esta tradição!!
João C.Só pode julgar a praxe quem por ela passou.
Bruno V.As praxes bem feitas nunca devem de acabar.
Rita C.só porque alguém faz algo errado não quer dizer que toda a gente faça mal por isso. Há que deixar de generalizar as coisas. Há pessoas e pessoas assim como há praxes e praxes. Posso ser contra muita coisa de muitas outras casas, mas defendo a minha. A praxe ensina-nos o respeito mas estimula-nos a criatividade, a união e a entreajuda. Estou apenas no início e já trago imensas boas memórias comigo. As pessoas têm de saber os limites. E, às que não sabem, não nos podemos limitar a proibi-las, devemos ensina-las, dar-lhes o bom exemplo. É disso que os caloiros das outras casas e academias precisam, que lhes mostrem que a praxe não tem de ser obrigatória, não tem de ser um bicho de sete cabeças. A praxe é para quem a compreende, quem conhece a tradição a história, é para quem a sente no coração. Se mais pessoas vissem os bons exemplos mais pessoas repensariam. Além de mostrar a quem está dentro da praxe como conhecer os seus limites e os do senso comum, é necessário mostrar às pessoas que estão de fora o quão boa ela é. Nós sorrimos, nós divertimos, nós cantamos, "com toda a pujança"!! Compreendendo a praxe defendemos algo em que acreditamos, remendamos os seus pontos fracos!
Nelson M.Nao confundam praxe com estupidez!! Porque a praxe não é ma, algumas pessoas podem ser mas não são elas que fazem a praxe! Distingam as coisas pf!
Marisa A.Sou a favor da praxe porque a praxe não faz mal a ninguém.. Tudo depende é de quem a está a "exercer", isso sim devia ser visto com cuidado..
Rui L.Dixit
Rui P.Lá por haverem maus praxantes não significa que sejam todos iguais! E eu nunca praxei, mas fui praxado, durante um ano!

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição