Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Anulação da Questão do Grupo III do Exame Nacional de Português de 2026, para Ministério da Educação, Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Direção-Geral da Educação

NomeComentário
Ana ..
Alice . Acho completamente injusto redistribuírem a pontuação, porque podem meter a pontuação em uma pergunta que a pessoa pode ter errado. Acho que o mais justo é a atribuição total da pergunta
Julia .Não faz sentido alguns alunos serem privilegiados em relação aos restantes.
João R.Anulem
Susana R.Anulação da questão e ser dados os valores da questão aos alunos
Ana .De que adianta um aluno estudar e saber s teórica toda se depois chega um grupo em que sai um texto e escolhas múltiplas s valerem 9 valores? Mas o exame é para avaliarem o que estudaram ao longo dos 3 anos de secundário ou para lixar os alunos??????
monica c.Penso que só assim será justo para todos os alunos, ninguém sai prejudicado, qualquer centésima nesta altura é importante.
Andreia .Está causa faz todo o sentido , tendo em conta o cartoon colocado já ter sido confirmado que estava presente num livro de apoio .
Patrícia R.Por uma questão de equidade e diligência do processo, o correto seria anular a perguntar e atribuir a cotação da mesma a todos os alunos. Assim ficaria reposta a equidade e dispensavam-se processos administrativos adicionais de reformulação de grelhas de cotação para as restantes perguntas.
Sérgio .Deviam anular
António .Bue injusto
Raquel .*
Alexandra .Acho que a cotação da última pergunta deveria ser igual para todos ou seja a cotação máxima (44) devido à falta de equidade existente para com as pessoas que não tinham livro de exames.
Maria .Acho que a questão devia de ser anulada. Não é justo que uns tenham tido acesso ao cartoon utilizado na apreciação crítica do exame nacional de português, e outros não. Este tipo de injustiças não podem acontecer, muitos alunos não têm possibilidade de ter acesso aos livros de preparação para exame e muitas vezes não têm materiais suficientes para o estudo, logo não é justo que uns tenham encarado a imagem antes mesmo do exame e outros não. O IAVE/ EdUCA e o sistema de ensino erraram, devem reconhecer, portanto, o erro e não prejudicar os alunos.
Tatiana .Os alunos não devem ser prejudicados por uma falha organizacional
Edgar .Eu concordo com essa petição de anulação
Marisa .Acho injusto uns terem mais vantagem sobre os outros ao já terem feito aquele cartoon. Trata se de um momento de avaliação super importante para muitos é aquela prova de ingresso que decide se entram na faculdade ou não para no fim o ter lá um exercício que estava num livro de preparação.
Lara .Quero os meus 44 pontos
Lara C.Quero os 44 pontos
Pedro s.Assinado

Assinaram a petição
3 928 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição