Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: MOVIMENTO DE CIDADÃOS ÉVORA UNIDA, para Ministro do Planeamento e das Infraestruturas

NomeComentário
Pablo M.50 comboios de mercancias a atravessar Évora cada dia? Alem da estupidez que supõe a proposta, realmente alguém acha que é rentável a longo prazo quebrar assim cidade? Concordo com o interesse da linha para o desenvolvimento da região mas não estragando o património e o tecido urbano com uma intervenção tão difícil de reverter.
João P.Vamos acabar com esta vergonha
Maria M.O traçado proposto da linha na cidade de Évora é incompreensível e inaceitável
Carlos R.O transporte ferroviário de mercadorias está em crescendo. O eixo Sines-Badajoz é de grande importância para o País. O traçado escolhido para os primeiros quilómetros do troço Évora-Caia é que não se pode aceitar. A IP (Infraestruturas de Portugal) terá de optar por melhores alternativas.
Maria O.Não é a construção de mais uns 2km de infraestrutura nova de caminhos de ferro que vai pesar na obra. Os custos para o ambiente urbano se a linha passar dentro da cidade são imensos!
Ricardo C.As pessoas acima das cousas.
Herman b.Ideas curte prazo absurdo
Octávio C.Estou solidário
Ana T.Sou moradora dos Alamos e estou em perfeito desacordo com a reactivação da linha desta forma. É necessário encontrar uma solução....
António F.Obviamente!!! Quando se "desfez" a ligação de maior qualidade ecológico e se permitiu o abandono de todo o interior alentejano com o desinvestimento num modo de comunicação; e decorrentemente se fizeram outras "asneiras" urbanas; faz falta agora a oposição a uma pretensa reposição de via de comunicação ferroviária que apenas servirá, não os habitantes - pondo-os em risco como já se viu exemplarmente com asneiras queimadas - mas os " mercados" e a falácia do desenvolvimento! Nesta altura repense-se o traçado da via, facam-se os investimentos adequados, pense-se na CIDADE e nas PESSOAS; e projecte-se uma via ferroviária decente que possa vir a restabelecer (já agora, não ?!) um serviço de primordial importância para uma região esquecida e abandonada - toda a zona da estremadura alentejana, mui desprezada e de "baixa densidade" - como diria o Poiares Maduro! - que urge reabilitar, repovoar e "ligar" ao País de forma decente e "centrada" no alentejanos de tudo carenciados!!! Não nos atropelam, por favor! Até os animais têm partido no Parlamento e vão ter direitos que aos Alentejanos parece querer denegar! É o que dá "pensar" com os pés!!! Neste País já nada me espanta!
joao b.Por uma cidade de Evora UNIDA
Francisco B.Se se vai construir uma estação nova a norte de Évora, então porque não fazer a ligação a Sines a norte da cidade? Utilize-se o "corredor" anteriormente previsto para o TGV. Não foram despendidos milhares de euros em estudos, designadamente de de impacto ambiental? Então que se aproveite o trabalho já realizado. A continuação da linha Badajoz estação norte de Évora não vai ser com o Poçeirâo? Eão porque não esse "corredor"? Foi estudado e tem a vantagem de passar fora do perímetro urbano, bem longe das pessoas e dos problemas.
Jose V.Património Mundial!
JOAO G.A menos que a ideia seja de construir tuneis ou passagens superiores ou inferiores para circulaçao, o ideal será criar um ramal externo à cidade para acelerar. Londres resolveu o problema escavando as linhas e fazendo o resto dos circuitos funcionar, em algumas partes escavadas, voltou a tapar e a colocar um jardim no topo.
Gilberto C.Importar preservar a identidade da cidade, que entre outras características únicas contribuiram para a UNESCO a classificar como Património Mundial
Maria R.Concordo plenamente com esta petição, vivo numa das zonas onde a linha ferroviária passa, e o meu filho estuda numa escola que está relativamente perto do traçado! A passagem de mercadorias perigosas dentro da cidade,perto de casas e escolas é inconcebível! Não concordo de todo com este trajeto, existem alternativas sem prejudicar a qualidade de vida da população!
Maria R.O bem estar da população deve ser imperativo de quem dirige o pais e a comunidade. Os interesses económicos cevem participar neste cuidado. Pelo que devem as partes envolvidas encontrar uma solução que não penalize a população a estrutura da cidade e primar pela discrição ambiental.
Josefa L.Acho esta petição muito justa. Não podemos deixar que tal aconteça.
Luis T.Completamente de acordo com esta petição.
Diogo A.De relembrar que o antigo ramal Évora-Estremoz existe porque desempenhava um papel no transporte de pessoas. Dessa forma a sua intromissão na mancha urbana. O presente plano visa o transporte de mercadorias pelo que não se justifica os danos ambientais que causa, havendo tanto espaço no redor. É mais do que óbvio que um estudo de impacte ambiental só pode negar a sua construção quando passa a linha passa, em muitos casos (nomeadamente na antiga freguesia Sra da Saúde) a menos de 5 metros de habitações. Algo semelhante talvez só na Índia ou Paquistão.

Assinaram a petição
1 488 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição