Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90)
, para Assembleia da República
Nome
Comentário
Helena A.
Sou contra este acordo ridículo. Quero voltar a escrever como aprendi........
Paulo M.
De facto é uma vergonha este acordo ortográfico. Só mesmo por imposição legal é que o mesmo é utilizado porque caso contrário não acredito que tivesse qualquer adesão. Sou obrigado, em termos profissionais, a escrever com o novo acordo (isto é, a escrever com erros) mas em termos pessoais vou continuar a escrever em Português.
Altino M.
Sem comentários
Alcidio C.
Temos que acabar com esta aberração. Não tem sentido, lógica nem, sequer, base legal. Sempre ouvi dizer que só se devem acatar as ordens e leis que não estejam feridas de ilegalidade. Ora, a língua portuguesa assenta em regras! Foi beber ao latim (língua morta) e sofreu, como é apanágio de qualquer língua que, por dinâmica que é, influência de outras. A língua, realmente, não é estática! Ela sofre evoluções. Mas evoluções etimológicas e lógicas! Não, como agora querem fazer alguns loucos e, quiçá, estúpidos e ignorantes. Enfim, o povo costuma dizer "quem te manda a ti, sapateiro, tocar tão mal rabecão?"
José S.
Este "Aborto" Ortográfico só vem descaracterizar a Língua Portuguesa, afastando-a ainda mais da sua matriz Latina.
antonio c.
Estou plenamente de acordo
Maria M.
Não matem a língua portuguesa!
Luís M.
O crime de lesa Pátria pelo Sr. Pinto de Sousa (de má memória) e seus tentaculares interesses há muito que devia ter sido julgado para além de todos os outros de que está arguido. É inadiável acabar com esta vergonhosa situação como a Petição recomenda. Com a Língua Pátria não se brinca nem vende seja aos interesses económicos quer políticos seja de quem for...
Armindo V.
Renunciar a esse AO para bem da língua portuguesa e dos que a falam.
Ventura R.
Este acordo obriga a minha consciência a não respeita—lo e vou continuar a escrever conforme o estabelecido anteriormente.
Maria C.
Será que alguém tem o direito de destruir a identidade de Portugal que documenta os valores e as vivências documentadas ao longo de oito séculos e veiculadas através da "NOSSA LÍNGUA MAterna" QUE NOS ACOLHEU AO NASCER, embalou na VIDA e nos Abre as portas da ETERNIDADE!? Temos, nós o direito de privar os PORTUGUESES do amanhã deste PRECIOSO e AMADO TESOURO!? Quero morrer na LÍNGUA que ensinou a VIVER!
Anabela R.
A nossa identidade é a nossa língua, o nosso dicionário. ... alienação gratuita basta.
Maria R.
Sou completamente contra o novo acordo ortográfico !
Manuel D.
Na minha opinião devíamos denunciar todos os acordos que foram feitos ao longo dos tempos pois a sua utilidade é nula além de terem sido sistematicamente vilipendiados falseados e adulterados na sua aceitação. O único acordo viável e possível é aquele que é resultado do uso corrente e diário da língua ou seja a sua adequação ao uso e não os pseudo acordos por interesses políticos e ou económico/financeiros.
Lina C.
Absolutamente contra este processo de desalfabetização e assassinato da língua portuguesa! Haja um mínimo de bom senso. Jamais deixarei de escrever em português para escrever em "acordês".
Maria F.
Recuso-me terminantemente a usá-lo!!!
Eduardo N.
Aberração total
Messias D.
Acho que sim se deve assinar, não somos nós que temos de ir a reboque dos outros países, eles que falem à maneira deles, nós temos a nossa lingua mãe, vejam os amereicanos eles falam à maneira deles mas os Ingleses teêm a lingua mãe e não alteram.
JOSÉ M.
Uma vergonha, esta sujeição !
Francisco S.
Concordo plenamente com a petição
anterior
1
...
35
36
37
38
39
40
41
...
181
seguinte
Assinaram a petição
25 792
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas