Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Reforma aos 60 anos para professores e educadores – dignidade, respeito e justiça
, para Assembleia da República, Ministério da educação,
Nome
Comentário
Cândida M.
Aos 67 anos ainda vou andar a correr atrás das crianças....
M M.
Eu aposeitei- me aos 57 e tenho actualmente 78 ...em dias gloriosos!
Ana C.
Profissão muito desgastante.
Pedro B.
Colaboro há 11 anos com a escola profissional particular ETLA – Escola Tecnológica do Litoral Alentejano, exercendo funções de docente desde 2019. No ensino profissional, os docentes enfrentam exigências acrescidas: maior heterogeneidade dos alunos, necessidades educativas complexas, acompanhamento individual intensivo e gestão constante de comportamentos desafiantes. Estas condições contribuem para um desgaste acelerado, comparável — e por vezes superior — ao verificado noutros subsistemas de ensino. É, por isso, essencial que os docentes do ensino profissional e particular sejam equiparados aos restantes profissionais da educação no acesso a um regime de aposentação justo. A possibilidade de reforma aos 60 anos, sem penalizações, deve abranger todos os docentes que desempenham funções de elevada exigência física, emocional e pedagógica, independentemente do subsistema onde exercem.
Manuela .
De facto, é uma profissão de desgaste rápido. Há muito tempo que penso ser necessária uma alteração relativamente à idade de reforma nesta profissão.
Patrícia .
É uma profissão que exigente tanto de nós que fará sentido a reforma ser nesta idade.
Maria .
Com urgência
Nádia M.
Urgente!
Maria .
Após anos de dedicação ao ensino, temos o direito de ainda usufruir de algum tempo para desfrutar com a família e amigos.
Maria .
Vamos lá
Helena .
É urgente para garantir a sanidade mental e física dos docentes, influenciando diretamente a qualidade do ensino
Carla .
Deveria ser para todos a reforma anos 60 anos!
Rui E.
Concordo com a petiçao
PATRICIA L.
Uma questão de respeito
Célia .
O desgaste é falta de motivação para exercer após os 60 anos.
Luís .
Chega de exploração!
Paulo M.
Petição da mais elementar justiça. Trata-se de uma profissão exigente, desgastante e que exige a todo o momento a maior disponibilidade e performance para garantia da qualidade do ensino e melhor futuro dos nossos jovens.
Ana .
Concordo com o texto da petição.
José .
Professor é uma profissão de desgaste físico e mental. É tortura trabalhar até aos quase 67 anos para se reformar.
Luciana C.
Estamos a ficar cansados de tanta desvalorização e falta de respeito
anterior
1
...
33
34
35
36
37
38
39
...
140
seguinte
Assinaram a petição
53 577
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas