Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Joaquim M. Aos Srs. Prof. Doutores , comerciantes da Língua, não sei ao serviço de quem, senão de si próprios, bem como a outros Doutos "alea jacta est", tudo lhes tem sido permitido !.......muitos são aqueles que põe em causa a sua genealogia, pelas mais diversas razões...Até o argumento déspota de balizar a liberdade das gerações futuras serve "magna cum laude"....Enfim, pretendem que acreditemos que os falantes da Língua Portuguesa e os Académicos, no futuro, serão puros e genuínos idiotas,"non compos mentis" incapazes de entenderem a evolução natural da língua...Os iluminados nunca deveriam morrer !...ou "Dulce, et decorium est pro patria mori".
Nuno B.Que os nossos governantes não sejam autistas!
Miguel l.Tristes governantes...
Sandra G.Eu agradeço imenso estas petições, sendo que são a melhor forma de nos manifestar-mos e, eventualmente (tenho essa esperança), de nos fazermos ouvir por quem de direito. Eu sempre demonstrei a minha discordância quanto a esta alteração patética; acho um perfeito assassínio à Língua Portuguesa! Um facto não anda de fato, mas o fato pode ser um facto para muita gente. Ora Exmo. Sr. Presidente da República, vamos lá dar a volta a este assunto para que todos consigamos trazer o nosso PORTUGUÊS de volta! Muito Obrigada a todos. Ass.: Sandra Gomes
FILOMENA T.Continuamos a perder o orgulho naquilo que é nosso. O dinheiro e interesses económicos enchem o nosso PORTUGAL. Não a este acordo que só foi pensado por intereresses de alguns.
MARIA S.É importante insistir na revogação do acordo!
Maria N.Este AO é uma vergonha para Portugal!
Abel S.A língua PORTUGUESA é o Português, não uma amalgama de outras línguas. Se nos chamam colonizadores, não vamos ser colonizados pelos nossos colonos.
José R.Sou manifestamente contra o Acordo Ortográfico de 1990. A língua portuguesa falada em Portugal deverá ser preservada e não sujeita aos caprichos brasileiros.
Dário P.Totalmente contra este atentado ao português
Nuno N.Revogar o acordo ortográfico é fundamental
José C.Considero um crime o que se fez à língua portuguesa com esse malfadado (des)acordo ortográfico. Dê no que der esta petição, continuarei a escrever e a falar como aprendi ( tenho 62 anos ). Nunca me perguntaram se concordava ou não com o "AO90".
Paulo B.Apesar das línguas evoluírem, nunca o deveriam fazer com base na distorção das suas raízes (no caso, o latim) e/ou em função de quem a usa menos bem - caso das ex-colónias ou do "brasileiro" corrente.
Henrique C.Não tenho dúvidas que estão a assassinar a língua portuguesa.
Carlos C.A língua portuguesa é viva e tem sido ajustada ao longo do tempo sem necessitar de assimilar as formas do português do Brasil, porque muitas delas têm significados diferentes, e outras provocam uma confusão no nosso português.
José G.Com uma ligeiríssima reserva quanto ao "óptico e ótico", que nós, médicos resolvemos com "ótico" (ouvido) e "oftálmico" (olho).
João B.Sou contra o acordo em vigor
Maria L.Reitero o meu apoio à anulação do Acordo Ortográfico por considerar que desvirtua a língua portuguesa.
Gonçalo R.Sou contra essa aberração a que chamam Acordo Ortográfico por ser um assassinato à língua portuguesa e por não ir ao encontro do objectivo principal (dizem eles) de unificar a língua de Camões perante os restantes países de língua oficial portuguesa.
Teresa R."A nossa escrita com o novo acordo fica estranha"

Assinaram a petição
25 112 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição