Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela criação do estatuto do/a Cuidador/a Informal da pessoa com doença de Alzheimer e outras demências ou patologias neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, para Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhor Primeiro Ministro e Deputados da Assembleia da República,

NomeComentário
José O.Considero muito importante, pois o cuidador também necessita de cuidados continuados...
Filipa J.É necessário prestar atenção ao desgaste a que as familias destes doentes estão sujeitas!
Maria P.Estou plenamente de acordo, uma vez que também tenho minha mãe com alzheimer e para além de meu pai com 86 anos, também sou eu que cuido dos dois.
Fernando S.Muito oportuna e necessária.
Rita M.Bem haja por esta iniciativa. Eu tenho familiares na condição de cuidadores e para além do sofrimento, não há apoios sociais para nada, nem financeiros nem psicológicos.
Luis R.Inteiramente de acordo.
Isabel C.Se não fossem esses cuidadores o que seria de muitas famílias...
ana m.Vamos tentar dar a volta a esta situação.
Maria B.Concordo e apoio esta causa só quem passa por ter de cuidar de pessoas com demências é que pode avaliar o desgaste físico e emocional que acarreta para o cuidador e o quanto as vezes somos julgados e incompreendidos.
Bernardo R.Devemos dar prioridade aos que não podem, relativamente aos que não querem!
Ana G.Boa iniciativa!
Ana P.Concordo !!!
Nataalia M.Criação de um estatuto do cuidador da pessoa com alzheimer e outras demências associadas ao envelhecimento.
Paula H.Porque é urgente quem cuida também ser reconhecido e ter estatuto e normas no seu trabalho diário ao lado de quem depende de si. Quem necessita, merece ter o melhor.
Domingos C.É mais do que merecido, infelizmente não sabe dar valor à dedicação dos cuidadores. Este desrespeito vem da parte de quem tem deveres e dos próprios familiares. Cumprimentos
Gilda N.Boa iniciativa. Parabéns!
Maria O.Cuidadora há 7 anos de mãe com Alzheimer
Maria S.A minha irmã cuidou do marido com demência mista durante 14 anos.
Maria C.Obrigada pela ajuda.
Ivone C.Desde 2010 sensivelmente, a minha Mãe passou a ser a cuidadora a tempo integral do meu Pai. Após uma queda que o colocou na cama, e de uma doença degenerativa que lhe retirou toda a capacidade de comunicar, a minha Mãe tem dado a vida pelo meu Pai. Apoia-a sempre que me solicita, às horas que for, mas ela necessita tanto de apoio como o meu Pai. "Presa" ao interior da casa, vê na jardinagem o escape e a sua própria terapia. O meu Pai não é propriamente a pessoa mais leve do mundo. O facto de não comunicar limita imenso a identificação da causa de uma qualquer dor. A minha Mãe isola-se na condição de cuidadora, sendo ela propria uma pessoa com algumas limitações físicas. Familia próxima têm a mim, mas não é essa a questão . Os cuidadores informais necessitam de apoio à vários níveis, nomeadamente psicológico. É tempo de o Estado reconhecer-lhes o estatuto que merecem e prestar-lhes o apoio devido, sob pena de em vez de população envelhecida, passar a ter população desgastada , com consequências óbvias no sistema de saúde nacional. Apoiar e não negligenciar. Nem todos têm dinheiro para ter uma empregada e todos merecem viver com dignidade.

Assinaram a petição
11 442 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição