Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
João s.Sou por uma discussão pública sobre o AO e por uma decisão que defenda esse inestimável património que é a língua e a forma como ela reflecte a nossa raiz latina. Trata-se por isso de história, de cultura e de identidade.
Rolando R.Antropólogo, Tradutor
Antonio D.Antonio Molexón Domínguez (GALIZA) Nem é acordo nem é só ortográfico. Dizem: havia um problema e ficou resolvido. Ao contrário: não havia problema nenhum, vocês (os criadores do monstro) resolvem criar mais um problema (os portugueses e portuguesas têm muitos problemas e, agora, mais um?)
abel p.O novo acordo e' uma aberrac,ao
Mário O.Este A.O. é um erro. O próximo passo é eliminar o H porque é mudo e complica as crianças na sua escrita.
Elsa S.A etimologia das palavras é o Bilhete de Identidade das mesmas. Assino para dizer não à bastardização das palavras e ensino as raízes do bom Português.
Lurdes B.Não pode haver acordo ortográfico, porque falamos português.
Maria C.Nunca me pareceu razoável o acordo ortográfico...por diversas razões.
Francisco S.Como Professor Universitário (Aposentado) de Linguística, vejo este "Acordo Ortográfico" como uma acumulação de barbaridades e disparates de carácter linguístico e didáctico. É, pois, urgente e exigível que seja, no mínimo, largamente revisto ou até anulado (o que nasce torto tarde ou nunca se endireita - diz o povo...).
Luís C.A nossa pátria é a Língua Portuguesa. Se os demais países lusófonos preferem deturpar os princípios e regras gramaticais, ortográficos e fonéticos isso é decisão deles. Não podemos é ser nós, os Portugueses, a alterar a nossa Língua, a Portuguesa, para irmos ao encontro deles e falarmos todos de igual forma sob pena de a nossa língua deixar de o ser.
Luisa B.não concordo, não é o nosso português
Manuel M.Sou contra o "Acordo Ortográfico" de 1990. Não entender a nossa própria língua, seria abdicar da nossa própria nacionalidade.
Jorge D.Este acordo é uma aberração inaceitavel.
Mimi F.Acordo Ortográfico?Como assim?Um grande desacordo,isso sim!
Maria P.Por favor cuidem da nossa preciosa presença no mundo linguistico.
Arminda C.é excandaloso o vandalismo que estão fazendo à nossa língua.
Jorge M.Já está tudo dito... mais comentários para quê?
maria f.Contra o acordo ortográfico, e ficamos por aqui.
Hugo V.Um dos maiores erros que os políticos cometeram! Um país define-se pela sua cultura, incluindo a línguagem escrita e falada.
António V.Manter os fundamentos etimológicos da língua é a única forma de manter todas as suas potencialidades de significação expressiva e de respeitar o enorme legado de todos os que fizeram dela uma das mais nobres e ricas formas de expressão da alma humana. Só por indigência mental ou por interesses ilegítimos inconfessados se pode cortar as raízes do nosso código de comunicação.

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição