Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pedido de Alteração da eGAR - Guia Electrónica de Acompanhamento de Resíduos, para Senhor Presidente da Assembleia da Republica; Senhor Primeiro Ministro; Senhor Ministro do Ambiente.

NomeComentário
ARMINDO C.O que me leva a assinar esta petição é a enorme indignação que sinto ao aperceber-me que tudo isto é só para as câmaras municipais terem a exclusividade sobre os resíduos ferrosos e não ferrosos ignorando todos os desgraçados que tentam sobreviver, ainda que de forma precaria, com a venda de algum resíduo que encontram ou que lhes é oferecido solidariamente. Infelizmente tenho conhecimento de muitas pessoas reformadas com reformas míseras que não chegam nem para os medicamentos e que se vem obrigadas a recolher esses materias e posteriormente vende-los para a ajuda dos seus problemas de saúde. Sei também que muita gente aceita este novo diploma na sombra de uma total ignorância dizendo que se evita os furtos do cobre. Como é do conhecimento das pessoas minimamente informadas, já à perto de 10 anos as sucateiras são obrigadas a identificar todos os que por ela passam para vender material, inclusive sao obrigados a passar uma fatura (auto fatura). 1- Vamos obrigar todos os "desgraçados" ( desempregados, reformados, sem abrigos, pois é por eles que estou indignado),a serem coletados?
Florbela M.Apoio incondicional a esta causa
Pedro F.Apresento o meu apoio a esta petição
Susana F.Apoio incondicionalmente esta petição pelo nosso ambiente.
João F.Apoio esta causa na totalidade. Para bem do nosso ambiente.
Fernando C.Concordo, pois tem a ver com o ambiente.
Augusto A.Apoiado.
Pedro P.Para os pequenos arrebanhadores de ferro velho, cartão, etc. que não estão colectados e que vivem de alguns trocos para pagar certas contas necessárias do dia a dia, deveria haver um espaço de manobra para que não fosse preciso guias electrónicas, por exemplo até 3 m3 como se falava da falsa noticia que no inicio se falava, colectar-se para depois pagar o dobro em impostos do que se vende não resulta, além disso muita sucateira irá fechar porque a maioria das entregas é de pequenos arrebanhadores de rua e não de empresas.
Maria V.Todos juntos fazemos a diferença!
José m.É realmente uma miséria este governo, como não conseguem alcançar os objetivos por autoria própria, voltamos à ditadura, onde há-de haver situações de abandono, pura poluição, que há-de certamente originar coimas altíssimas. Vejam que hoje ainda a maior parte de aterros existentes em Portugal enterram no solo, centenas de milhares de toneladas de plásticos e resíduos que Ñ sabem o Q lhes fazer. Quem vai pagar para entregar qualquer resíduo Q Ñ seja valorizado? Porque pagamos nós resíduos sólidos na fatura da água todos os meses? Para trabalharmos mais ainda pro estado. Miséria...
Ismael G.Eu sou a favor da venda com obrigatoriedade de identificação com NIF e CC.
Ângela M.Deixem os pequenos sucateiros sobreviver!
carlos n.tambem quero poder reciclar o meu lixo.
Alcindo P.APOIO
HELDER L.os particulares também têm direito de se livrar deste tipo de resíduos.
Marco a.Nao tem logia alguma o que esta acontecer na socata pois todos tem direito a vida.
Maria C.Querem que muita gente morra de fome, parem de atacar sempre o pobre como é possivel inventarem estas guias se a maior parte das pessoas que andam na sucata nem sabem ler quanto mais ter computador, se houvesse emprego e reformas decentes neste País de certeza que ninguém se sujeitava a andar apanhar na lixeira, em vez de se lembrarem destas guias passem uma semana a viver com o ordenado que estas pessoas recebem por mês para ver se gostam ou se conseguem viver ,assim talvez já compreendam porque é que as pessoas se sujeitam andar apanhar lixo.
ANTÓNIO M.Simplificar e parar com burucraçias.
Joel C.Um atentado ao direito de propriedade e a livre disposição dos bens, luta contra um apropriamento injustificado estadual de "residuos" com valor economico. Lei\portaria completamente descontextualizada da realidade nacional e que retira o sustento aos mais necessitados e asfixia as empresas com multas de valores inconcebíveis.
Deivid s.Isto é uma injustiça, pois tenho família e o meu agregado familiar são 5 e dependo da sucata para sobreviver-mos, pago os meus impostos e tenho a minha actividade de compra e venda de sucata, gostaria que o ministro do ambiente e os nossos governantes, coloca-se a mão na consciência e olhasse por mim e para todos que trabalham com sucata para sustentar suas família, a proibição dos particulares de vender sucata é mesmo um cúmulo, porque não põe um imposto sobre as sucatas vendidas pelos particulares e nus deixem trabalhar, pois nós estamos pagando os nossos impostos

Assinaram a petição
3 219 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição