Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Escândalo: Em 2016, não são dedutíveis em IRS o Material Escolar, as Salas de estudo e os ATL’s, porque tem IVA a 23% (pode perder até 800 Euros no IRS)., para Assembleia da República

NomeComentário
Maria J.TODOS OS ATL´s e centros de estudo e línguas valem o mesmo! Pago IVA a 23% e nao tenho deduçoes, quando quem frequenta ATL com iva a 0% ou 6% ainda deduz????
Ricardo G.Daqui uns dias nem temos dinheiro para comprarcuecas
Carlos M.A Educação é um bem essencial para desenvolvimento de um País
sandra f.Força
Elsa V.Eu gastei uma fortuna em material escolar, pois as escolas não dão nada;depois tenho que trabalhar,e como nem sempre tenho disponibilidade para ir buscar o meu filho (só de o trouxer para o trabalho)sou obrigada a ter o meu filho num centro de estudos! O que ao fim do mês não me fica de graça, logo não concordo com esta lei,pois os filhos dos deputados na assembleia têm escola,infantário e apoios aos estudos e tudo de graça!!!
paula c.é um direito,pois são despesas reais e muito suadas, e um investimento para futuro
abilio m.Acho inconcebível que quem tem mais dinheiro para conseguir colocar os filhos num colégio privado possa deduzir todos os gastos com a educação dos seus filhos, enquanto que quem não o tem e tem que se sujeitar ao ensino publico (contra o qual nada tenho a reclamar) não o pode fazer. Repito: todas as despesas com a educação dos seus filhos (livros, cadernos, lápis, canetas, folhas, etc. etc. pois estão incluídos na dita mensalidade dedutível). Portugal no seu melhor.... Os ricos cada vez mais ricos, os pobres cada vez mais pobres e os chamados "remediados" a ficar pobres.
Márcia D.Por um país melhor e mais justo!
Célia L.Nem comento... :(Quem é que andou para aí a gastar dinheiro a mais outra vez??!!
Catarina A.Uma vergonha
Luis B.Y quando nos iremos ver livre deste impostor de 1' ministro (o Sr FARSOLAS )
Maria C.Lamentável. Dizem que vão apoiar a natalidade e a forma que têm de o demonstrar é aumentando o horário de trabalho, obrigando os pais a maior tempo de ausência na educação dos filhos e agora nem sequer consideram as despesas de apoio ao ensino...
Linda M.Não se admite...
Anabela V.Esta disposição é uma vergonha e cada vez mais assaltam a carteira dos contribuintes.
Paulo H.Os brutais impostos que somos obrigados a pagar,não contrasta com a migalha que é dedutivel em IRS. Todo o material escolar deve fazer parte intergal desta dedução para a educação dos filhos. É assim que querem aumentar a natalidade em Portugal.
Liliana P.Não concordo com esta nova política. Cada vez trabalhamos mais. Infelizmente o horário das escolas é cada vez menor. Já que o estado pede que a taxa de natalidade não baixe, gostaria de saber que incentivos existem para nos apoiar como pais.... Cada vez nos cortam nas ajudas e agora também no apoio educacional aos nossos filhos??
Isabel P.O material escolar é obrigatório - alunos sem ele têm falta de material na escola. Salas de estudo, ATL e refeições são obrigatórias pois nenhum encarregado de educação pode buscar os filhos é escola ás 15h. Estas despesas devem ser deduzidas em IRS ou, melhor ainda, deveriam então ter IVA a 6%.
REGINA M.Subscrevo inteiramente esta petição para poder deduzir as despesas de educação com duas crianças em idade escolar no meu IRS.
António B.É preciso divulgar ao máximo
Isabel C.Fazer depender a dedução como despesa de educação, da taxa de IVA associada aos serviços com Salas de Estudo, ATL's, ao material escolar gera uma situação de injustiça que não poderá manter-se. Pois, com base no critério do IVA, dependendo das entidades que os facturam, estes besn e serviços podem enquadrar-se ou não como despesa de educação. É injusto. Por outro lado, o direito ao ensino, é um direito básico e essencial, é uma necessidade primária, pelo que o IVA dos bens e serviços a ele associados deveria ser no máximo 6%. Mas, não querendo entrar por aí, pelo menos, as despesas com estes bens e serviços deverão manter o enquadramento de despesa de educação, independentemente do IVA que têm associado. Por um lado, são criadas medidas de incentivo à natalidade, e por outro, são tomadas decisões destas?! É um contra-senso. Acredito que esta situação seja revertida já este ano.

Assinaram a petição
2 045 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição