Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Pública para Alteração da Lei N.º 31/2009 - a qual no ponto 2.º do artigo 10.º exclui os Eng.os Civis com experiência na elaboração de proj. de arq.ª, de continuar a elaborar estes projetos, para Ex.ma Senhora Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Paulo C.Concordo plenamente que todos os engenheiros anteriormente credenciados para elaborar projectos de arquitectura o possam continuar a fazer. Assim como também concordo que a partir do momento em que a lei foi alterada, todos aqueles que se formarem posteriormente à aprovação desta não o possam fazer. Penso que seja o mais correcto para evitar o colapso de muitos profissionais que orientaram as suas vidas neste sentido. Assim todos aqueles que se propõe a tirar engenharia a partir do momento em que a lei foi alterada, já sabem ao que vão. E como se pode deduzir com o passar do tempo, a situação vai-se corrigir naturalmente e assim sendo ninguém sai lesado. também convêm salientar que também existem arquitectos a desenvolver trabalho que seria mais lógico ser um engenheiro a executar, a exemplo condução de obra.
António O.Apoiado.
Eduardo R.Se temos obrigações também sou a favor de termos direitos.
Fernando A.Um projecto de arquitetura não é um bicho de 7 cabeças
Mário O.Estou plenamente de acordo com esta petição, acho uma tremenda injustiça para com os engenheiros.
Pedro S.Podem administrativamente ter retirado a competência, mas nunca poderão retirar a experiência e o saber de anos de trabalho! É uma vergonha o que lacaios políticos fazem para servir os seus Lobbies! Tenham respeito por quem construiu Portugal e devolvam o que roubaram! Mudar as regras a meio do jogo, só mesmo de quem não tem carácter!
Branca F.Assino esta petição, pois como eng.ª civil, acho uma injustiça, para quem no seu curso teve várias cadeiras de arquitetura.
Rui G.Não há o direito de retirar as competências institucionalmente atribuídas aos profissionais. Foi o Estado que criou as espectativas da criação das competências após finalizar os cursos/formações que cada um frequentou. Essas competências ficaram inscritas de alguma forma institucionalmente (no Ministério do Trabalho e nas Cédulas Profissionais). Se as querem alterar agora só passa a valer os futuros técnicos.
Joaquim D.É inconstitucional que alguém com legitima experiência profissional seja impedido de exercer a sua profissão. Os Engenheiros Civis europeus podem elaborar projetos de arquitetura em Portugal mas os Engenheiros Civis Portugueses não podem apesar da sua experiência
silvana s.Como é possivel impedir pessoas que exercem uma atividade há 20 e 30 anos, serem impedidas de exercer essa mesma atividade de um dia para o outro.
MIGUEL M.Como pode ser possivel engenheiros com centenas de projetos de arquitetura aprovados nas câmaras municipais possam de um dia para o outro deixar de assinar.
José S.Não concordo com a exclusão em causa.
Rogério R.Concordo
Maria F.Concordo plenamente com a petição em curso. Que vamos fazer? Ir pedir para as praças e jardins?
Manuel A.Concordo em absoluto
Ari C.Apoio esta petição porque é uma causa justa.
joao c.a mim nao me morre vacas
José C.não consigo conceber que, por imposição de um decreto-lei, um determinado profissional perca competências técnicas e profissionais adquiridas legitimamente. Não me consigo recordar de uma situação semelhante nos 40 anos de Democracia Portuguesa.
Sónia V.Concordo com a alteração: "Os projetos de arquitetura são elaborados por arquitetos com inscrição válida na Ordem dos Arquitetos, por engenheiros civis com inscrição válida na Ordem dos Engenheiros com experiência comprovada na elaboração destes projetos a nível autárquico local, e por engenheiros técnicos civis com inscrição válida na Ordem dos Engenheiros Técnicos com experiência comprovada na elaboração destes projetos a nível autárquico local", Um engenheiro que faz projetos de Arquitetura à mais de 5 ou 10 anos, e esta experiência esta reconhecida, quer pelas entidades camarárias, quer pela Ordem dos Engenheiros, quer pela Ordem dos Engenheiros Técnicos, certamente tem a competência necessária para tal e talvez mais que os Arquitetos recém licenciados, pois tem a experiencia do lado deles, muito importante em todas as áreas da vida.
João P.Os lobbies estão sempre à procura de oportunidades destas. Pessoalmente não me incomodaria nada deixar a Arquitectura para os Arquitectos, desde que o mesmo príncipio fosse também aplicado, restringindo as permissões para dimensionamento estrutural que ainda é permitido aos Arquitectos, sem que para isso tenham competência específica.Cada macaco no seu galho!

Assinaram a petição
884 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição