Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Proposta de um grupo de cidadãos com vista à evocação no biénio 2025-2026 do quinto centenário da perseguição aos portugueses ciganos, para Instituições do Estado (Presidência da República, Assembleia da República, Governo da República, Governos e Assembleias Regionais dos Açores e Madeira, Associações Nacionais de Municípios e Freguesias, autoridades regionais, municipais e locais e outras) e sociedade civil incluindo instituições privadas e de utilidade social, confissões espirituais e religiosas e todos os agentes sociais, culturais e económicos

NomeComentário
Sancha D.Assistente Social
Miguel C.Subscrevo as propostas inscritas nesta petição!
Jorge G.Todos humanos, iguais e diferentes. Não à discriminação por base na etnia ou outras características harmonicamente passíveis de coexistência com a sociedade num todo. Acabe se já com o racismo de uma vez por todas. Já é crime!
Alexandre S.Professor
Vanda S.Deveria ser uma década...
André C.Sempre! Total apoio
Almerindo p.Apoio o combate à discriminação
José F.Jornalista. Comissário português da exposição europeia itinerante "Romani Lives. Lungo Drom".
Augusto M.Pela necessária e urgente integração em todos os aspectos de todas e todos: ciganos, judeus, cristãos, muçulmanos, pretos, brancos, todos e todas, e por um maior e tão necessário respeito, pela igualdade na diferença. Com direitos e também deveres.
Fernando A.Contra o preconceito e a descriminação
Afonso M.Espero que, finalmente, tenhamos um reconhecimento sobre os crimes humanos cometidos às comunidades ciganas, em Portugal
Cláudia M.Psicóloga Social
Luis G.Assino Petição
Miracel L.Contra qualquer forma de racismo! racismo
Alexandra F.Sou contra todo e qualquer género de racismo no mundo.
Manuel S.Importa implementar discriminação positiva a um grupo étnico-racial historicamente perseguido e discriminado pelo próprio Estado português no quadro de um racismo estrutural.
Liliana S.Temos que reparar crimes do passado.
Mário C.Não assinalar estas datas seria prolongar a discriminação e insistir no silencio. Simples justiça. Parabéns pela iniciativa.
Lígia M.Assino em primeiro por ser contra a discriminação. Em segundo por saber que minha trisavó era cigana de Sevilha e que fugiu para Portugal pq se tinha apaixonado por um não cigano. Não sei muito da cultura mas sempre senti orgulho. Obrigada por esta luta. Um abraço
Idália S.Opré Roma!

Assinaram a petição
934 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição