Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Deolindo V.Continuo a escrever como aprendi, antes do acordo, e não tenciono mudar.
Maria M.Esperemos que tenha êxito
MARA F.CONCORDO
Vasco C.Uma aberração protagonizada por políticos que decidiram sem consultar a população, pois sabiam que ninguem quer esta aberração linguística que só ridiculariza Portugal
José G.Estou 100% de acordo
Luis S.Absolutamente contra o acordo ortográfico. Jamais escreverei sob as regras deste ou de outro acordo ortográfico.
João S.O período da imposição do AO90 só veio piorar e descaracterizar a essência de uma língua rica, da qual, todos nós nos deveríamos orgulhar. Espero que este pesadelo linguístico seja definitivamente suprimido, a bem da nossa cultura e da nossa História.
Armando I..
Rui R.Já foi demonstrado à saciedade que o AO90 é um perfeito disparate. Espero que depois de várias petições e intervenções públicas de muitíssimos utilizadores da língua portuguesa, do mais distinto ao mais modesto, o poder político possa finalmente ser sensível aos argumentos apresentados e acabe com esta aberração.
Pedro M.O AO90 já devia ter sido anulado há muito tempo. Ou melhor: nunca devia ter existido.
Mário K.O mal está feito qualquer que seja a solução adoptada. Resta escolher o mal menor, o que é um fraco consolo!
Emilia C.Fui contra desde o começo. Estou a pronunciar o "c" em muitas palavras nas quais a letra foi tirada.
Joaquim G.Livreiro contra o (des)acordo
Jorge M.Embora não concorde com todo o texto da petição, concordo com grande parte da exposição e com os seus objectivos, e sublinho que a principal aberração, desta feita jurídica, foi ter sido aprovado um 2º Protocolo Modificativo de um "Acordo" à data inexistente, uma vez que o AO não foi ratificado, segundo as regras que ele próprio estabelecia, até 1 de Janeiro de 1994. Razão pela qual no meu entender o Decreto que o ressuscitou carece de fundamento legal, pois segundo a Constituição, um Tratado ou Acordo Internacional só entra en vigor depois de publicados os respectivos instrumentos de ratificação em Diário da República. Acresce que só alguém que desconheça completamente a Língua - e seja surdo - é que pode pensar que as maioria das consoantes mudas são realmente mudas, como por exemplo em "respectivamente". O "c" é quase mudo, mas não completamente, pois na pronúncia correcta e articulada deverá haver em seu lugar uma pausa quase imperceptível (respe-tivamente), que desaparece em "respetivamente". Além disso, o segundo "e" de "respetivamente" só se leria "é" por hábito, o que invalida um dos pressupostos do "Acordo", que seria o de "aproximar a grafia da pronúncia".
Antonio R.Obrigado pela vossa iniciativa.
Frederico A.AO=imbecilidade.
Carlos J.Mudar o arcordo ortográfico porque "Do ponto de vista da promoção internacional da língua, era prejudicial." haver duas ortografias oficiais (portuguesa e brasileira), como refere o Prof. Malaca Casteleiro, em entrevista ao Observador (13 de Fevereiro de 2017), é fraco argumento. Quantas ortografias diferentes existem nos diversos países de língua oficial inglesa?
Manuel L.A língua constitui a matriz de um povo, podendo evoluir naturalmente em cada nação que a adoptou, mas ninguém tem o direito de a modificar a seu bel-prazer.
luis m.Minha pátria é a língua portuguesa.
Pedro E.Grande parte das alterações introduzidas com o acordo ortográfico não têm qualquer sentido, não se justicam e não valorizam a língua portuguesa.

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição