Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais
, para Ao Governo, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Sr. Ministro da Educação, ao Ministério da Educação, ao Instituto de Avaliação Educativa, à Assembleia da República
Nome
Comentário
Inês T.
Somos Portugueses e temos orgulho na nossa língua complicada mas é nossa.
miguel m.
Barbaridade o AO.
Maria V.
O AO não deve ser usado NUNCA, pq é ilegal e mt menos por alunos q n aprenderam com ele, felizmente.
João S.
Pela língua portuguesa genuína e original
Mário M.
Os alunos dos ensinos básico e secundário são a partir deste ano OBRIGADOS a usar TÃO SÓ E APENAS a grafia do AO nas provas de exame nacional. Sabendo que TODOS farão exame de Português, por exemplo, serão penalizados por esta determinação governamental/ministerial. Pedir a TOLERÂNCIA para a não utilização do AO90 nada tem relacionado sobre suspensão ou validação do AO, antes permite que os alunos não sejam prejudicados por usarem o NAOLP. É isto que os alunos reclamam (a título de exemplo: no exame nacional 639 - Ensino Secundário, um aluno pode ter até menos 40 pontos (num total de 200 pontos) SÓ por incorrecções no âmbito da correcção linguística (CL)! Isto é plenamente possível de acontecer.
Alfredo F.
Não à descaracterização da língua portuguesa
Orlando P.
Durante anos e anos aprendemos nas escolas a ler e escrever, agora querem que voltemos novamente para a escola aprender a escrever ????? andamos e cavalos para burros.............
Teresa C.
Os alunos têm TODO o direito de usar a sua língua não deformada por obscuros despachos que não podem sobrepor-se a decretos e foram feitos por razões político-económicas, à revelia da população, da etimologia e da família linguística a que pertencemos.
Isabel R.
É ilegal, logo acabe-se de vez com ele.
Cristina B.
Não aceito, nem nunca vou usar o AO90. Quero a revogação total deste atropelo à cultura portuguesa, mas não vou deixar de apoiar esta causa porque lhe reconheço o valor de urgência.
Sara M.
Todos os livros de cultura geral, literatura, dicionários à disposição da população, tanto em casa como nas bibliotecas, estão em português pré Acordo Ortográfico. Penso que o Ministério da Educação não advoga a queima ou destruição de tais livros de referência, nem que se leia estritamente os livros escolares, mas sim que a população estudantil leia o máximo possível de livros existentes. Daí ser contraproducente punir erros ortográficos nada graves, em detrimento de erros sistemáticos de sintaxe e grafia de quem não pura e simplesmente não tem hábitos de leitura nem de escrita correcta.
Manuel A.
Sou Português com letra grande e não brasileirês, ou angolanês. Amo a minha língua embora com erros gramaticais, mas não sou nem nunca serei um lambe botas a esses que querem mudar a ortografia.
Maria T.
Respeito pela vetusta língua portuguesa.
Maria H.
Concordo com a petição
Teresa M.
O que deve acabar é o acordo...
Glauco F.
O acordo ortográfico é uma violência à nossa identidade
Oscar O.
O AO90 é um atentado à nossa língua.
José S.
A imposição pura e simples (sem prévio Referendo Nacional) do AO90 é um atropelo da Liberdade do Cidadão.
sabino m.
Apoio porque estou em desacordo absoluto com este acordo, que só ajude a perder-mos a nossa identidade.
Gabriel F.
O chamado Acordo é um crime de lesa-pátria. Constitui um desrespeito total pelos que já partiram, pelos que estão e pelos que hão-de vir. Serve apenas propósitos materialistas de duas grandes editoras (Leya e Porto Editora) que pensavam que iam ficar ainda mais ricas com um crime desta magnitude pelo facto de não terem custos nas edições em português para fora de Portugal. Uma vergonha.
anterior
1
...
26
27
28
29
30
seguinte
Assinaram a petição
4 953
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas