Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição REVOGAÇÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO, para Cidadãos Portugueses maiores de 18 anos

NomeComentário
Marisa S.Esta revogação é uma autêntica aberração!!!
luís f.Pelo Português, Luso na Origem e pelas variações na Lusofonia.
José M.Um mau exemplo do exercício da autoridade em matérias culturais. É só olhar para as versões escritas do inglês, francês, castelhano e outras línguas para se entender o disparate que este acordo representa
António P.Sofro quando vejo escrita a palavra "exceção", etc.
João C.considero que o novo acordo é uma aberração
Manuel F.A nossa língua é a nossa identidade
Fernando B.Não concordo com suas regras impostas
João G.Com novo AO desaprende-se o Português
Pedro G.É incompreensível afastarmo-nos do latim e de outros idiomas europeus para irmos ao encontro dos desejos do português do Brasil. O acordo não vai de encontro ao que a maioria dos portugueses quer para a sua língua.
Maria F.Peço, com insistência, a revogação do AO.
Maria F.Contra a psicopatia dos que nos representam, arruinam o país, menosprezam o Povo e sua e levam à ruína mesmo aprópria língua
Eduardo F.Acho que este acordo é uma das muitas aberrações que nos deixaram. Recuso-me a aceitar tal "coisa" a que deram o nome de acordo!!!
Sara M.Quero manter a minha "identidade"
Lourival C.Descaracterização etimológica da língua, como latina, além de absurdos de «para» por «pára», «espetadores» por «espectadores», etc. A queda do «c» e do «p», com o argumento de não se lerem, tendo sido função deles abrir a vogal anterior, vai dar a
Jerónimo F.De facto não gosto de andar de fato e não ato os atacadores dos sapatos a não ser em actos oficiais
JOão Q.A língua é a alma da nação e deve ser preservada de alterações espúrias e algumas mesmo completamente idiotas.
antónio C.Não faz qualquer sentido este acordo. A evolução terá de ser natural. A origem da língua foi aqui. Não temos de a transformar por decreto para outras evoluções em outros continentes. Todos nos entendemos muito bem.ransformações de um Portugês que teve uma evolução diferente
João G.O Acordo Ortográfico de 1990 é uma autêntica falácia ao pretender fazer crer às pessoas que se trata duma unificação ortográfica entre os diversos países de língua oficial portuguesa. Com a nova ortografia há palavras que passaram a ser escritas de forma diferente em Portugal e no Brasil, e em Angola e Moçambique que não adoptaram o AO e mantêm a mesma forma de escrever. Mesmo que fosse possível unificar a forma de escrever os vocábulos não seria possível unificar os termos diferentes que são usados nos diversos países para designar as mesmas coisas, nem se unificam as formas de colocar os pronomes. Por tudo isso estamos a ser enganados e a entrar numa alteração desnecessária da nossa forma de escrever.
Amândio P.A Língua é o que se fala, não o que se escreve, que é meramente um código. Como é óvio não é preciso saber escrever para falar. O que eu contesto é a tremenda falta de oportunidade deste acordo, que não serve a ninguém senão aos Brasileiros. Quase ninguém em Portugal sente a necessidade de alterar a forma como se escreve. Não podem ser os políticos a decidir, de modo parcial ,o que deve ser uma decisão colectiva. No mínimo referenda-se.
patrícia g.Manifesto-me desfavorável a qualquer acordo ortográfico! Uma língua evoluí livremente! Não estamos no continente Americano, estamos na Europa por isso é natural que o português de portugal e o português brasileiro tenham uma evolução diferente!

Assinaram a petição
9 443 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição