Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela desvinculação de Portugal do 'Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990' (AO90), para Assembleia da República

NomeComentário
Olímpio P.Sim! - Não aceitemos a indigência e a estupidez político/intelectual!
Fernando V.A lingua não se faz por Leis.
António c.A esta gente que nos governa não basta vender os anéis, dedos e tudo ,também querem tirar-nos a identidade!
Antonio S.Neste “vale de lágrimas” cá ando eu atarantado com as novas versões dos novos “fatos”: consoantes que perderam a voz, acentos desaparecidos de que sinto a falta e nunca sei se a maiúscula inicial ainda é válida… Anda meio mundo “distraído” com as finanças e a minha Pátria (que é a do Pessoa) continua a ser demolida por meia dúzia de loucos (só pode) que outros tantos procuram barrar sem sucesso (até agora).
Fátima Z.concordo comesta petição contra acordo ortográfico
Maria V.Este acordo ortográfico é uma aberração para todos nós
MARIA F.NÃO FAZ SENTIDO QUE SE PRETENDA MUDAR POR DECRETO O QUE NEM SEQUER TEM CORRESPONDÊNCIA NA PRÁTICA (FALADA E ESCRITA). ALÉM DISSO, QUALQUER ALTERAÇÃO, AINDA QUE POSSA INTEGRAR PARTICULARIDADES DOS PAÍSES ONDE SE FALA PORTUGUÊS, NÃO PODE SER CONCRETIZADA À REVELIA DO QUE SÃO AS BASES ESTRUTURANTES DA LÍNGUA-MÃE!
Antonio C.Este era Um Acordo NÃO NECESSÁRIO e agride a vontade e a consciência do Povo Português. A NAÇÃO PORTUGUESA é PORTUGAL. A Comunidade dos Poivos de Lingua Portugues é um grande valor criado pela lingua e culturas portuguesas mas no respeito pelas características de cada Nação Irmã.
Maria C.Compreendo que a língua portuguesa possa ter alguma evolução, mas este acordo parece-me uma distorsão da nossa língua e não uma evolução...
Laura N.Nunca vou usar o acordo ortográfico, Aprendi pela Língua de Camões, ensinei pela mesma língua, levei esta língua a África onde formei professores. Fomos nós que expandimos a Língua pelos 4 cantos do mundo. Não me sujeito a regras daqueles que aprenderam connosco. Só Brasil, Cabo Verde e Portugal é que aderiram. Os outros meteram o acordo na gaveta. Aceito a introdução de termos dos outros países de expressão portuguesa, é um enriquecimento da língua. Mas nunca" Brasilês" . Há que respeitar a nossa Língua. Espanha., França , Inglaterra fizeram algum acordo com os países da mesma língua? Isto foi uma jogada politica
Isabel M.Inexplicável esta subordinação à grafia adoptada por aqueles a quem nos ensinámos. Parece-me uma humilhação sem vantagem alguma.
Manuel C.Nunca esperei que vendêssemos a nossa alma "língua", a única coisa que temos nossa e nos ajoelhasse-mos perante mesquinhos interesses.
Vítor C.Em nome da língua Portuguesa
Luis R.Estou em profundo desacordo com o "Novo acordo ortográfico" cuja aplicação ´«e um crime para a Língua Portuguesa.
Maria M.Desvinculação imediata!!!!
João C.Concordo plenamente com a revogação do AO
Anabela V.Sendo o Português a língua mãe não faz qualquer sentido ser trocada por vocábulos da língua Brasileira.
Maria M.Não tem razão de ser alterar uma lingua secular
maria r.Daqui lanço um repto: todas as pessoas que estiverem em desacordo com o chamado acordo ortográfico, não comprem m livro,uma revista ou um jornal que use esta aberração.Felizmente que ainda temos pessoas que escrevem e traduzem que se recusam a usar tamanha aberração.
Margarida S.Estou em completo desacordo com o AO90 e continuarei sempre a escrever na Língua Portuguesa que aprendi. Este Acordo Ortográfico é um crime lesa Pátria, um atentado criminoso contra a nossa Língua Materna. língua mãe

Assinaram a petição
25 794 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição