Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
PETIÇÃO CONTRA O PESO EXCESSIVO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM PORTUGAL
, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República
Nome
Comentário
Maria M.
Se houvesse noção do que é uma criança nem mochilas pesadas, nem permanecer numa sala de aulas das 9h às 17;30. Para aprender é preciso levar a cabeça no sítio (feliz, bem dormida, alimentada...) e pouco mais. A escola tem tudo. O que se passa é uma violência para crianças e professores. Vão ao terreno e observem, não olhem, apenas.
Isabel I.
Concordo 100% com esta petição é um exagero o peso que as crianças carregam todos os dias.
Maria B.
Não aguento o peso da mochila do meu neto de 8 anos....
Luis G.
Para quê tantas disciplinas. Aulas só de manhã das 08.00h às 13.00. Tornar como opcional as seguintes disciplinas: Françês, Filosofia,
Manuel S.
Perante o excesso de peso, que a minha filha é obrigado todos os dias "carregar" para a escola, a mesma tem constantes dores nas costas, e julgo que seria oportuno de uma vez por todas esta situação ser tida em atenção.
JOÃO L.
Sou a favor da petição, dado que também tenho 4 netos, entre os 7 e 8 anos e sei os quilos que os pequenos "carregam nas mochilas", é condenável e violento. Na era digital, é incompreensível que não se passe a utilizar estas novas ferramentas que muito ía aliviar a carga dos miúdos. Também deveriam lutar do mesmo modo com o exagero com horários tão extensos, agravados pelos trabalhos de casa, situação esta já extinta em muitos Países Europeus. Mais comentários poderia comunicar, tais como as cantinas e educação física, mas, ficará para outra oportunidade. Obrigado pela v/atitude que é de enaltecer e louvar. Um abraço. Costa Lopes
Elsa M.
Concordo inteiramente com esta petição. A minha filha tem 42 Kgs e todos os dias leva uma mochila a rondar os 7 Kgs.
Elsa C.
quando andei na primaria tinha um livro por disciplina e aprendi o mesmo que a minha filha aprende hoje mas para isso ela tem entre 3 a 4 livros por disciplina...para quê? Quem ganha com isso?
Maria C.
A minha filha tem uma escoliose em parte devido ao peso das mochilas. Escoliose essa detetada aos 13 anos. É absurdo o peso que as crianças transportam todos os dias para a escola.
Ana N.
Sinto pessoalmente, pela primeira vez, o enorme problema do peso das mochilas, porque tenho uma filha no 5º ano. É urgente aliviar as crianças desta violência.
gracinda s.
As mochilas dos alunos estão demasiado pesadas
Bianca T.
Como estudante sei o que é carregar com peso em excesso às costas devido a todos os livros e cadernos que temos que levar diariamente e que muitas vezes nem são utilizados (são comprados e não são utilizados pelos professores). Os livros são os que mais peso têm devido a serem apenas um volume, tornando-os muito pesados por isso deviam ser repartidos em vários volumes tornando-se mais leves e não causarem dores nas costas e, mais tarde problemas a nível da coluna.
Joana n.
Acho incrivel sujeitar os nossos estudantes a. diariamente, carregarem um peso brutal que irá molestar no futuro , a saúde de todos eles.
nelson p.
Tenho netas e preconizo uma geração vindoura a sofrer com problemas de coluna. No meu tempo chegava o livro de leitura, a lousa, um caderno e um lápis. Ainda não havia esferográficas. Fui muito feliz e ainda não me provaram que o ensino da época era assim tão antipedagógico.
Isabel M.
Tenho 4 Netas que sofrem bastante de dores de coluna devido ao peso das Mochilas.Eu propria me custa pegar nas suas mochilas!! Peso HORRIVEL
Sílvia P.
Na escola onde lecciono, há uns anos atrás Tendo em atenção esta problemática, providenciaram cacifos para os alunos guardarem os seus pertences e o seu material escolar, com o intuito de diminuir a carga das mochilas. Passado um ano, os cacifos estava, completamente destruídos pelos alunos, queimados e violentados, cujo arranjo implicava custos superiores aos de nova compra de idênticos. Foram retirados e deitados fora. Também os alunos mais velhos metiam os alunos mais pequenos dentro dos cacifos e fechavam-nos lá dentro. Perante estas situações que perigavam a vida dos alunos a Direcção de então retirou definitivamente os cacifos. A solução tem que ser muito bem pensada para que resulte nos diferentes contextos escolares.
José A.
Quantidade não é sinónimo de qualidade
Joaquim M.
Pelo que leio os especialistas em medicina ortopédica afirmam que as mochilas não devem exceder 10% do peso do nosso corpo. E na idade de desenvolvimento ósseo, no período escolar da criança e do adolescente – essa regra deve ser levada muito a sério. Além disso, é importante que o peso da mochila dos alunos seja carregada o mínimo de tempo possível nas costas. Os estudantes não devem ficar com o equipamento o tempo todo no corpo, pois quanto mais peso se carrega nessa idade, mais rápido se podem desenvolver graves problemas de coluna.
António M.
Começar por baixo, para depois evoluir e saber dar o valor aos outros, é uma virtude na vida. Mas acho desnecessário por completo, ter de começar por ser burro de carga.
João M.
A Escola necessita urgentemente ser reformulada, o peso das mochilas, que afeta a saúde das crianças, poderá ser aliviado se o sistema educativo reformular os seus trâmites.
anterior
1
...
23
24
25
26
27
28
29
...
267
seguinte
Assinaram a petição
52 492
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas