Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
João B.Dura Praxis Sed Praxis
Ricardo V.Com orgulho em ser CHARRUA .. ESCOLA s. AGRÀRIA DE SANTARÉM
Márcio C.Na minha opinião acho absurdo na parte de quererem acabar com as praxes por devido uma situação que aconteceu recentemente mas acho as outras instituições não tenho a culpa disso até porque cada pessoa que está ser praxado está livre de fazer aquilo que quiser ou seja não obrigado a fazer algo que não goste na praxe, nisso pode se declarar anti-praxe. Devido ao conhecimento que tenho sobre assunto já ter estado numa instituição diferente neste que estou neste momento mesmo na anterior onde tive as actividades de praxes nunca foram uma abuso ou que mete-se algo uma pessoa que estava ser praxado em perigo, são brincadeiras divertidas, inocentes nada demais que não seja algo em risco para pessoa que está a ser praxada está a minha opinião sobre este assunto logo acho que não devem terminar com as praxes.
Fabio A.A praxe é um direito.
Catarina C.Fui caloira e agora já sou veterana mas como os meus veteranos me disseram quando fui caloira.... Caloira uma vez caloira sempre... Grande orgulho!!!
Ricardo C.A favor da tradição...pela praxe e para a praxe
Marta V.Dura Praxis, Sed Praxis! O ano de caloiro é sem dúvida o melhor ano da vida académica e sem dúvida de ensinamento!
José A.Devemos saber separar o trigo do joio ,e não generalizar atitudes reprováveis de gente sem o mínimo de carácter !
joão n.aluno lusiada porto e famalicão. 100% a favor da praxe .
Joana L.FMV-ULHT
Diogo B.Sou caloiro e com muito gosto! Amo a minha casa e amo a praxe! Não podemos deixa-la morrerpor causa de algumas pessoas que nao sabem os limite
Ana A.Porque há praxes e praxes! Podem e devem proibir todas as actividades lesivas da integridade física e moral, mas não acabar com as praxes, elas são um ritual de integração.
Rui M.A praxe não é humilhação nem é violência, a praxe é união, diversão, integração, criação de laços, e um grande convívio, com respeito e sempre a lutar pelos direitos e bem estar de cada um. Um já fui praxado e agora sou trajado, e para mim é um orgulho, a praxe é vida, a praxe é muito, só vivendo para poder explicar. "DURA PRAXIS SED PRAXIS"
Diana M.Eu quando entrei na Faculdade fiquei reticente com as praxes... nunca gostei de faltas de respeito. No entanto, arrisquei e adorei a minha semana de praxes! Sentimo-nos unidos e conhecemo-nos de uma forma que seria impossivel sem as praxes. Claro que houve situações que recusei como alcool e não fui contestada. No caso mediático, os alunos participaram em coisas ridiculas por vontade propria e sem qualquer mente crítica (já para não falar que deveriam estar era a estudar em vez de andarem a inventar contratos e ideias sem qualquer sentido ). Esta situação poderia ter acontecido com várias pessoas e decidiram denegrir uma bonita tradição portuguesa.
Sara S.Pela tradiçao academica!
Ana G.Sou caloira e afirmo com toda a certeza que praxe não é tudo aquilo que a comunicação social tem tentado demonstrar nos últimos tempos! Praxe é integração, motivação, crescimento e união. Sou estudante de Coimbra e para mim, ser praxada é um orgulho!
Marlene G.Lamento muito o que aconteceu no Meco, mas penso que a praxe no geral não pode ser culpada. Cada caso é um caso e existem muitas faculdades que fazem da praxe algo bom! Eu fui praxada e hoje praxo e posso dizer que a praxe foi das melhores coisas que já vivi. Investiguem o caso do Meco e nomeadamente as praxes que a faculdade praticava, mas não culpem todas as faculdades nem acabem com algo que faz muita gente feliz.
Fátima A..
Luís S.No dia 30 de Outubro fui atropelado, em Braga, quando ia jantar. Passei duas semanas no hospital e quando voltei à Universidade, na cadeira de rodas, foi a praxe que me ajudou a ir à cantina, que me deu os apontamentos para manter o estudo em horas, que, enfim me deu todo o tipo de suporte para ultrapassar toda a situação. E para quem ainda não ficar convencido, tenho aqui uma foto da nossa campanha solidária. E eu, naquela altura ainda na cadeira de rodas, consegui participar devido ao apoio de toda a praxe de Medicina da UM. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=658882837496428&set=a.354121284639253.98661.100001241535944&type=1&theater
Márcio C.Não é por existirem padres pedófilos que vão acabar com a catequese!!!

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição