Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Inês S.Não somos brasileiros para nos adaptarmos ao Português deles!
Ana C.O acordo ortográfico actual é um despautério.
José L.Não posso concordar com o actual pseudo "Acordo Ortográfico" de 1990.
Ana A.Concordo que se liberte o País e cidadãos de tão inusitado acordo que não merece o acordo da generalidade dos cidadãos e das forças vivas da literacia por em nada ajudar a língua ou os portugueses, criando ao invés, disfunciomalidades e aberrações linguísticas iinexplicáveis para os portugueses em geral e para os especialistas de referencia, em particular. Continuo a escrever como nem ensinaram e de acordo com essas regras e sinto-me muito desconfortável com as novas regras linguísticas do acordo quando preciso de transmitir conhecimentos desta natureza a netos a iniciar a leitura.
Alberto P.O chamado acordo ortográfico é uma mistura inconsequente de línguas, como se fosse um caldeirão de culturas, dela saindo apenas um feto mutante acéfalo, que ridiculariza a nossa ortografia, confundido hipocritamente evolução com mistura abstrusa das raízes próprias de cada povo, diferente significado das palavras, distorcendo a natureza do seu vocabulário, no fundo dando mais um passo contra a independência do País, que assenta na língua como pretendesse transformar a Bandeira Nacional num manto de retalhos. Tal como os povos tem direito à sua auto-determinação, a sua expressão vocal e ortografia, tal como a sua bandeira,fazem parte do direito à auto-determinação de cada povo, sob pena de colonização do País, constituindo um ataque camuflado de interesses económicos à nossa Independência, à nossa Constituição, constituindo um crime de Lesa-Pátria.
Joana S.Sou contra este acordo ortográfico desde o primeiro momento. É totalmente incompreensível.
angela B.Sempre achei ridículo o novo acordo e sempre escrevi o Português como me ensinaram na 4ª classe!
Manuel S.Não concordo com o acordo ortográfico de 1990.
Antonio C.Mais uma anormalidade de mentecaptos de pretensos Democratas com o síndrome de colonizadores/colonizado para destruir uma língua.
José F.Jamais!
António L.Nunca devia ter sido feito qualquer acordo. É a língua que temos, qualquer alterava a ser ajustada serão os outros Países a fazer.
Valter G.Que ningém se meta com a cultura Portuguesa e muito menos com a lingua de Camões! Se querem acordos ortográficos há uma soluºão muito simples: ensinar os brasileiros a falar e escrever em português correcto!
Celia M.Não vejo uma unica vantagem neste acordo.
Joao C.Vamos a isso
Marcos A.Num momento em que mais se fala e escreve em Inglês em Portugal para tudo, esqueçam este acordo...
Manuel V.Não, ao Acordo Ortográfico.
Maria D.A língua é património dos portugueses, não de um punhado de pessoas (com interesses encobertos e vis) que de uma forma grosseira a desfiguraram sem respeito pelas suas origens.
Maria P.Interceptar o AO90 para bem da Língua Portuguesa!
joao f.Sim, estou contra o disparate do acordo ortográfico.
Maria D.eu não respeito o novo acordo que considero aberrante! Mas pobres PROFESSORES que o têm de ensinar!!!!!!!

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição