Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
Andreia G.Dura praxis sed praxis
Miguel R.Dura Praxis, Sed Praxis!
Matilde S.a praxe é voluntária e quando é bem feita, é inesquecível. as faculdades que tem boas actividades de praxe, vão continuar a ter o mesmo tipo de praxe e as que não tem, devem fazer uma revisão. penso que se querem mudar a praxe. http://www.youtube.com/watch?v=Gc-IqOG4eIc parece-lhe um grupo de caloiros torturados? essa é a praxe mais "dura" da minha faculdade
Mariana M.Dura Praxis Sed Praxis! Viva à praxe!
Joana M.Sou caloira e é com orgulho que posso dizer que fui besta, agora sou caloira e daqui a uns meses serei corvo! Agradeço imenso às praxes da ESECS que me fizeram crescer, perceber o que é união e solidariedade. Que me fizeram encontrar e sentir integrada num meio novo e totalmente desconhecido. Posso dizer-vos que entrar para a Faculdade é o mesmo que entrar para o 1º ano da escola primária, sentimo-nos muito pequenos num mundo enorme e totalmente desconhecido, sentimo-nos desintegrados e a solidão apodera-se totalmente de nós e digo com todas as certezas que foi graças às praxes que ganhei forças para enfrentar um novo mundo por isso não concordo, nem nunca irei apoiar qualquer tipo de decisão que venha por parte do Ministério contra as praxes. Faz parte e as praxes só nos mostram que a "união faz a força". Não destruam algo que nos torna fortes e capazes de crescer a cada minuto, a cada segundo, a cada dia que passa!
Irina S.a minha praxe foi a melhor praxe do mundo :')
Inês A....porque a praxe NÃO É HUMILHAÇÃO! ...porque na praxe CRESCEMOS! ...porque na praxe há DIVERSÃO! ...porque na praxe tu defines o ESPÍRITO com que lá queres estar! ...porque na praxe encontramos AMIGOS PARA A VIDA (e até a pessoa que teremos ao nosso lado!) ...porque os SORRISOS CÚMPLICES também nascem na praxe! ...porque os macacões sujos, roupas molhadas, cara "borrada", voz a falhar devido a grande esforço para hinos, músicas e gritos, ..., faz parte da praxe! ...porque da praxe guardamos e guardaremos sempre BOAS RECORDAÇÕES! ...porque a praxe, para mim, FAZ PARTE! Cada um é responsável por si, todos somos livres, logo cada um tem o direito a aceitar ou não! Há companheirismo, e há respeito! A culpa NÃO É DA PRAXE!
Miguel V.Perder a praxe, é perder uma escola de coragem, empenho e camaradagem
Tiago S.A praxe é tudo o que diz no texto e muito mais. É convivência, é acções de solidariedade, é ser acarinhado pelos que nunca conhecemos na vida, é brincar com os novos colegas e com isso ganhar amigos GRATUITAMENTE, sendo que alguns deles ficam para toda a vida. A praxe é um ritual de aproximação entre pessoas desconhecidas, são jogos feitos de LIVRE VONTADE por cada um dos praxados e dos quais saem risos, alegria, diversão e bem-estar pelo facto de isso levar ao companheirismo INCONDICIONAL que os colegas vivem durante a praxe. A PRAXE NÃO VAI ACABAR, NUNCA! Abraços
Ana F.O que terá realmente acontecido no Meco? Quem serão os culpados? Terá sido uma praxe que desencadeou esta tragédia? Fala-se em PRAXE, e talvez até o tenha sido, talvez tenha sido ela que desencadeou tudo isto. Mas então não podemos dizer que a culpa seja da mesma, pois PRAXE ACADÉMICA que o é DE VERDADE, NUNCA põe em causa os direitos humanos, nunca excede os limites daquilo que é aceitável, NUNCA mas NUNCA empurra ninguem para a morte. PRAXE que é PRAXE, é pensada, ponderada e refletida! Na PRAXE de verdade não haverá medo de dizer não, pois tudo será visto como uma brincadeira e não como uma tortura que pode levar á morte. A Praxe de verdade deixa boas recordações, amigos de uma vida, vivências que não serão esquecidas. Por tudo isto e muito mais não se poderá dizer que a culpa foi da praxe, porque se foi ela que levou a esta tragédia entao a culpa é de quem a pensou, não a ponderou nem refletiu. Acabem com o que não pertence à tradição e não com o que dá muito orgulho aos estudantes universitários!
Fábio O.A praxe é diversão e união. Uma coisa boa, que exercida da melhor forma se torna numa coisa Maravilhosa.
ANA P.A PRAXE NÃO PODE ACABAR! É DAS TRADIÇÕES MAIS BONITAS QUE EXISTEM!
Bárbara C.Já agora peço à porcaria da comunicação social portuguesa um pedido de desculpas se é que teem carácter para isso! Principalmente por intervirem em demasia e por fazerem de algo coisas que não são! Para criticar estão sempre prontos, mas digo se as praxes nos dias de hoje existem é porque fazem servem para alguma coisa se não tudo se tinha ido por água a baixo já à muitos anos.
Maria M.As praxes, desde que cumpridas com ética, são uma forte prática de inclusão.Em todas as esferas da sociedade há práticas criminais, e nem por isso se julgam os ditos movimentos.
Bárbara J.Como caloira, nunca me senti inferiorizada ou maltratada pelos meus veteranos/mestres. Tenho-lhes respeito, e não medo. Tudo depende dos veteranos e do código de praxe em causa. A praxe não deve servir como "vingança", mas sim um momento pra brincar/descontração. Só vai à praxe quem quer! Eu tinha ideias de ser anti praxe antes de entrar para a universidade, mas neste momento estou bastante contente de não o ter feito! Graças a praxe dou me bem com bastantes veteranos (para além de ter quebrado o gelo logo com montes de outros caloiros), entre outras coisas. Felizmente em Aveiro a nossa praxe/faina tem história, cultura e tradição por trás. E tem um código de faina, um código de conduta, que é seguido pelos veteranos (so pra dar exemplos: não há praxe sexual, a praxe psicológica e física são moderadas, não há abuso de poder...... e há penalizações para quem infringe o código) No final de contas, ser ou não pró praxe, é uma decisão de cada um! Sendo uma decisão pessoal, eu (como tantos outros em todo o país) quero poder escolher (e não que decidam por mim que acabou)!! P.S.: Gostaria ainda de frisar que só põe a praxe acima dos estudos quem quer e que muitas pessoas que são
Catarina C.Sou a pessoa que sou hoje devido aos ensinamentos da Praxe. Orgulho-me de pertencer ao IPB - Instituto Politécnico de Bragança, e mais ainda de aqui ter sido praxada.Obrigada a todos os meus doutores e veteranos, e a toda a comissão que acompanhou o melhor ano da minha vida, e que por um ou outro motivo marcaram de alguma maneira o meu percurso académico.
Joana V.Integração, partilha, tolerancia, diversão, respeito, aprendizagem, entreajuda, amizade, orgulho, ESPIRITO ACADEMICO.
Rafael R.Vivemos num país livre e democrático, onde cada um de nós pode escolher livremente a sua religião, a sua cultura e os seus costumes. Infelizmente na história sempre houve exageros nas tradições, mas é para isso que servem as novas gerações, para melhorar o que nos foi deixado pelos anteriores.
Sara L."Irrita-me profundamente que continuem a culpabilizar a praxe porque pessoas estúpidas fazem coisas estúpidas dentro dela. Acabe-se então com a vida humana, porque os humanos fazem coisas estúpidas em todas as áreas das suas vidas. Acabe-se com o sexo e a procriação porque há violações. Acabe-se com o negócio e com a política porque há corruptos. Acabe-se com os tribunais e com as leis porque há mentirosos e incumpridores. Acabe-se com a religião porque há crimes gravissímos e chacinas praticados à luz de princípios religiosos. Acabe-se com o desporto porque há doping. Acabe-se com a escola porque há bullying. Acabe-se com as pessoas."
Ana P.Não pudemos deixar acabar um leque de tradições e cultura que engrandecem os estudantes que entram na universidade, mas que também engrandeceram e continuam a engrandecer quem delas já faz parte, por causa de um acto de descuido e plena inconsciência de um tal Dux. A praxe ensina valores como o respeito, a inter-ajuda, o espírito de equipa e a humildade.

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição