Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

NomeComentário
Rui S.Tenho pena que o meu avô, o Historiador Damião Peres não esteja vivo pois tenho a certeza que seria dos primeiros subscritores desta petição..
Luís S.Já era altura de unirmos esforços contra este atentado a língua Portuguesa.
Ántónio C.Partilho a ironia: Ao tentar subscrever a petição o meu corrector ortográfico tentou "corrigir" o meu nome para Antônio.
Gilberto A.Vergonha. Feito por duas dúzias de anormais que de mais há neste país.
Manuel P.Novo acordo ortográfico? Sem comentários...
Luis T.O Erro mais abduminavel que foi alguma vez feito !!!
Maria F.Discordo profundamente com o que fizeram à língua portuguesa , amputaram a oralidade arbitrariamente por meros e pseudos intelectuais é um facto!
Maria P.Quero a minha pátria de volta já que a pátria é a língua portuguesa.
maria a.Continuo a escrever como sempre, i.e., sem atenção ao acordozinho, porque o considero um atentado à língua sob vários pontos de vista, de que destaco, entre outros, o desrespeito pela etimologia da mesma,( para mim, de todos o mais grave), mercê da qual sustentamos a nossa profunda afinidade com as línguas latinas. O atropelo em termos de ortografia, longe de aproximar( desejavelmente?) a oralidade da escrita redunda em erros de ortoépia o que vai sendo há muito visível em falantes com nítica responsabilidade, tal é o caso de locutores, apresentadores, etc,etc. Para professores a quem já coube(cabe) o ensino da língua, que tarefa ingrata, nomeadamente, para os seus(nossos) alunos cuja aprendizagem será amplamente dificultada.Este é apenas um breve comentário, pois, muito fica ainda por dizer. Haverá seguramente nova oportunidade...
Gonçalo C.Acabem com esta vergonha.
Gertrudes C.Porque não concordo com esta aberração e porque não gostaria que os meus netos aprendessem a escrever esta espécie de Língua, assino está petição.
André F.Sempre fui contra o Acordo Ortográfico. A língua Portuguesa deve ser escrita como nós aprendemos na escola, sem alterações fonéticas ou algo do género apenas porque outros países o querem. Português de Portugal, sempre.
Manuel C.A bem da nossa identidade
Dra. C.Dramaturga, Professora e Encenadora
José C.Revogue-se este Acordo Ortográfico que nada mais acrescenta à Língua Portuguesa senão uma nova forma de pronunciar as palavras. A ideia de que une a forma como se escreve em todos os países de expressão portuguesa é completamente falsa.
Pedro B.O objetivo do acordo é louvável mas a sua implementação foi patetica
José C.professor universitário. Médico.
Luís N.Engenheiro
JOSÉ F.Inteiramente de acordo com a defesa da língua Pátria.
Pedro F.Até quando esta guerra provocada pela obstinação de um arguido por corrupção?

Assinaram a petição
25 033 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição