Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais, para Ao Governo, ao Sr. Primeiro-Ministro, ao Sr. Ministro da Educação, ao Ministério da Educação, ao Instituto de Avaliação Educativa, à Assembleia da República

NomeComentário
Fernando E.Um idioma não se deve disciplinar à forma falada. Acordos ortográficos, no longo prazo, servem apenas para trancar os escritos de uma época para as gerações futuras. Para além disso, este acordo que cada vez é uma dois restrita a Portugal (países e Africanos e Macau não o seguem) serve apenas para criar ainda mais dificuldades à escrita. Para além disso, um acordo ortográfico não pode ser uma imposição governamental ainda por cima como este tão pouco consensual.
angelina c.a via mais directa para se fazer, ouvir-nos!
Maria L.Não concebo uma língua sem regras tal como em tudo na vida. Sem regras não há qualquer rumo
Isabel F.O AO/1990 é a tábua de salvação daqueles que não têm capacidade intelectual para aprender a Língua Portuguesa na sua plenitude e na sua complexidade. É mais fácil escrever mal, do que escrever bem. E é por aí que os acordistas vão.
Margarida A.Era só o que faltava!
silvia a.este não é um acordo mas uma aborto de quem não tem qualquer amor pela língua que é a sua pátria, segundo Fernando Pessoa
jose m.é tão triste que não há adjectivo qualificativo
Victor L.Eliminar uma consoante, como por exemplo em fato, é fácil para qualquer pessoa que nunca aprendeu que o "C" na palavra de FACTO, não só abre a vogal "A" como distingue FACTO de FATO! Por favor analizem a seguinte frase: De FATO o primeiro ministro ia de FATO ! Quem não entende, que vá aprender gramática PORTUGUESA como eu e milhões tiveram de aprender ! Não se deve prejudicar um bem que se desenvolveu em centenas de anos , e que é a língua portuguesa, por uma necessidade de acomodar ignorantes que nunca a estudaram !!!
Maria L.Não ao pior acordo ortográfico português!
Maria s.nao tenho palavras
Angélica V.Tolerância para a não utilização do Acordo Ortográfico de 1990 nos Exames Nacionais.
Mónica P.O AO90 não faz sentido algum, fragmentou a Língua Portuguesa e a longo prazo vai danificar a fonética da língua!
Manuel T.Sou Completamente Contra o Acordo ortográfico.E Recuso escrever de outra forma que Não a que Aprendi na escola á 50 Anos....
Filipa G.Como professora de Português, não podia estar mais contra este acordo ortográfico. "A minha pátria é a língua portuguesa"
Jorge A.Pela dignidade de Portugal!
MANUEL F.É aceitável que Portugal mantenha este aborto, digo, acordo ortográfico sozinho? Um acordo não exige a vontade de vários?
José P.Vejam nos vossos computadores o espamhos tem mais de 20 versões, inglês e francês 18 ou 19, o alemão 6. Porque devemos unificar o português de uma forma torpe? José LUis Porfírio
Daniela A.O Acordo Ortográfico de 1990 é um verdadeiro atentado à língua portuguesa.
jeronimo p.não há acordo!!!!! nenhum!!!!! há, isso sim, um completo DESACORDO!!!!!
Maria S.O AO90 é uma vergonha nacional! A sua imposição aos cidadãos portugueses, e em particular aos mais jovens, resulta da prepotência, da ignorância, da insensibilidade e da venalidade dos políticos que nos têm governado e que tudo têm feito, com a cumplicidade dos 'media' e de muitos sectores da dita 'elite' intelectual, para evitar a discussão e para silenciar a real oposição dos portugueses (incluindo os especialistas) a este atentado contra o Português, língua que aqui nasceu, que daqui se espalhou pelo mundo, que secularmente nos vem configurando e estruturando como povo e como nação.

Assinaram a petição
4 953 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição