Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
Helena A.Tenho a certeza de que a praxe me ajudou em vários factores, não apenas ligados à Universidade, mas também na minha personalidade. Admito que existam exageros mas acredito que está nas mãos também dos caloiros dizer "este é o meu limite". Eu disse que não a algumas coisas na praxe, por não me sentir à vontade, e não morri por isso. Tive de encher mais mas também não morri. Força para quem praxa (bem, ou seja, sem abusar ou usar a praxe para se sentir superior) e muita força para os caloiros, aproveitem que isto não volta :)
Maria B.Porque a praxe só a conhece, quem a vive! Só me trouxe coisas boas e nunca fui obrigada a fazer nada que não quisesse!
Tiago M.Não se pode generalizar, apenas isso!
Fábio C.As praxes não devem acabar, deve acabar sim o exagero de certas praxes, mas isso vária para cada faculdade. Eu não me posso queixar. ESCE ESCE ESCE
Armando F.Eu penso que isto não vai acabar com o preconceito, mas vale a pena mostrarmos a nossa força :)
Patricia G.Orgulho em assinar isto!
Pedro C.As praxes são um elemento fundamental para os novos estudantes conhecerem as pessoas que estudam na universidade para a qual vão estudar, e assim ser um meio mais fácil para se entrosarem com os colegas.
Bruna A.Sou super a favor da praxe! A praxe ajudou-me a conhecer os meus amigos para a vida, assim como sentir orgulho por um simbolo, o do meu instituto!
Francisco G.a praxe é a melhor forma de adaptação e integração no meio académico, melhor maneira de fazer amigos, e há que ver os prós e os contras, sendo que os prós sao mais. é certo que já originaram as suas tragédias devido a nada mais que a irresponsabilidade de alguns mas nao servem de desculpa para incidente algum, a verdade é que tudo na vida tem as suas consequencias, nao acho que acabar com as praxes seja a solucao, afinal de contas nao sao poucas as vezes que existem confusoes e situacoes de pancadaria nas assembleias e nao e por isso que acabam com o governo. tenho dito
Christophe S.Não deixem morrer o espírito académico, pois a praxe é um elemento essencial nele !
Sandra P.sublinhado
Luís O.Pela boa praxe e não pela que com que os meios de comunicação influenciam opiniões! Há praxe e PRAXE! A PRAXE é integração, companheirismo, diversão.. algo que nunca esquecerei e que me fez passar os melhores momentos da minha vida! Ouçam a opinião de quem foi bem praxado e tirem as vossas próprias conclusões. Não se pode gostar de algo sem nunca experimentar e perceber o seu real significado.
Catarina I.O ano passado fui caloira. A praxe serviu para conhecer a grande maioria dos alunos da instituição a que pertenço. Não somos mais que uma grande família. E o que deve existir numa família, senão respeito, carinho, admiração, cumplicidade... É isso que existe entre nós. Por detrás de toda uma hierarquia, que também existe numa família, ou em qualquer outro contexto de sociedade, estamos unidos por um laço muito forte chamado amizade. A praxe serviu para me integrar. Nunca fui humilhada nem obrigada a fazer nada contra a minha vontade, tal como nenhum dos meus superiores hierárquicos, qualquer um que tenha sido caloiro comigo, ou que seja meu caloiro agora. Desde o começo das praxes ficou bem claro que se alguém quisesse poderia desistir e que ninguém seria obrigado a fazer algo que não quisesse. Posto isto acredito que na instituição à qual pertenço ninguém foi praxado de forma negligente nem sem o seu consentimento.
Cátia R.A praxe não é só mal, é triste haver quem não saiba praxar e nem entenda o verdadeiro espírito da praxe! Só tenho a agradecer a quem me praxou, não me humilharam, senti-me inserida num grupo e ainda me diverti. Varia de instituição para instituição. Não é as praxes que devem ser abolidas, quem tem que ser castigado é quem abusa em nome destas!
Ana R.Universidade do Minho
Vera M.Há praxes e praxes, simplesmente têm de ter consciência e tudo tem limites!
Ema C.A praxe é, sem dúvida, uma demonstração da vida. É com orgulho e felicidade que eu visto a minha camisola de caloira.
Fábio P.As praxes jamais acabaram, lutaremos para continuarem ! força :D
Bruno M.Acho que estão a querer levar todas as praxes pelo exemplo do que se passou no Meco. Somos milhares de alunos que gostaram de ser praxados e que sabem os limites e o bem que faz para a integração como aluno num mundo totalmente novo. Muitas pessoas caem do nada numa cidade nova, sem conhecer ninguem, sem saber o que fazer. So quem por la passa sabe o espirito de companheirismo que se ganha, das coisas que se aprendem e dos amigos que se conhecem. Muita gente faz do numero de matriculas um emblema que pensam transmitir respeito, mas felizmente muitos mais usam esse numero pra ajudar a integrar milhares de estudantes todos os anos. Só um detalhe, o que se passou no Meco não foi praxe, foi violencia, foi estupidez.
Ricardo B.Na condição de Presidente da Comissão de praxe da Escola Superior de Educação de Santarém, assino esta Petição Pública, no intuito de levar a voz das pessoas que passaram por esta fase e com ela ganharam uma imensa bagagem de vida, experiência incriveis e momentos únicos a um nível que se faça ouvir e assim dar também o meu testemunho.

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição