Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição a favor da praxe em Portugal, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República,Alunos do Ensino Superior, Antigos Caloiros

NomeComentário
Andre c.nao ao fim das praxes!!!
Inês G.é simples. sou a favor das praxes e tenho a certeza absoluta que ACIDENTES DESASTROSOS como os do meco acontecerão, sem ser em âmbito de PRAXE. Isto porque há-de sempre haver um aventureiro a habilitar-se a este tipo de acontecimentos, servindo de exemplo as noticias que fazem a comunicação social trabalhar e investigar! não serão necessárias estatísticas para o provar. Por favor, não deixem que uma mera TRADIÇÃO deixe de existir por um caso que APENAS não correu da melhor forma, tal como muitos acidentes devido a bebedeiras e tantos outros casos. deixem os universitários serem felizes!
Joana M." É tão difícil perceber que as coisas têm de ser feitas com “bom senso”, sem riscos, e que quando estão trajados representam muito mais do que vocês próprios? É tão difícil perceber que ser pelas Tradições Académicas é um modo de vida e que com ele queremos ser mais felizes, mais amigos, mais solidários, mais companheiros? É difícil entenderem que para ensinar isto não é preciso andar a fazer “praxes militares”? É difícil entenderem que o “poder “ que acham que possuem é apenas aquele que os outros vos dão? É difícil entender que Tradição Académica não é seguidismo, mas sim irreverencia e conhecimento?"
Ana P.Acho que a praxe deve continuar, pois é uma forma de integração. Muitos dos estudantes vão estudar para longe de casa e isto é uma maneira, de criar amigos, criar uma família académica. Por favor não deixem acabar as praxes!!
Paulo J.Eu posso dizer que fui caloiro este ano (2013/2014) no IPS Setubal no polo de tecnologias, e posso me gabar que foram os melhores dias da minha vida, divertimento, camaradas, ajudamo-nos mutuamente e só porque 5% das faculdades fazem praxes muito ruins e algumas desumanas nao quer dizer as faculdades do resto do pais sejam iguais! EU VOTO SIM AS PRAXES!
Carlos G.A ver se se acabam com os mal entendidos vindos das bocas sujas e ignorantes
Pedro P.A Praxe precisa de ser ensinada não proíbida. A praxe tenta formar Homens com principios mas ao mesmo tempo com conhecimento para enfrentar o mundo sem medo. Os melhores momentos que estive foi enquanto caloiro, enquanto doutor e o que aprendi nestes anos irá sempre comigo. Claro que existem aqueles que não praticam praxe, mas usam na para aumentarem o seu próprio ego, mas evitar isso nao passa pela proíbição porque essas pessoam irão sempre haver, mas se apostarmos na aprendizagem podemos reduzir o número e controlar os restantes!
Iolanda M.Como estudante de comunicação social, é com muita pena minha que mais uma vez vejo os meios de comunicação a fazer asneiras e a generalizar algo que não se pode generalizar. A praxe é diferente em todos as instituições de ensino em Portugal e falo por experiencia própria, pois foi tratada em duas instituições completamente diferentes e em nenhuma delas me desrespeitaram ou trataram mal antes pelo contrário sempre me ajudaram muito principalmente na que diz respeito a integração e a fazer novas amizades. Não se pode por em causa sequer a integridade da praxe por um incidente que ainda nem sequer ter sido provado estar relacionado com atividades de praxe. Só é praxado quem quer ninguém é obrigado, e qualquer um caloiro ou superior tem o direito de dizer não, e se recusar a fazer algo, ninguém obriga ninguém a nada. O que aconteceu no Meco em praxe ou não, foi uma atitude de plena irresponsabilidade, que teve consequências horríveis, no entanto não podemos partir do princípio que existe sequer um culpado pelo que aconteceu. Por em causa toda a praxe, toda uma tradição, por o erro e má praxe de alguns é simplesmente ridículo.
Rita O.Há praxes e praxes. A minha praxe é espectacular !
Catarina P.Tudo bem que o assunto do Meco tem sido um assunto a despertar muito interesse, acho que sim, que a praxe deve ser mais visualizada e com todas as normas de regras de segurança possível. Cada um sabe de sim e todos sabem dizer que não quando não estão a gostar do que se passa, a praxe não é para todos e quem entra no ensino superior já tem cabeça para se expressar. Ninguém esta aqui para humilhar ninguém, pelo menos falo pela minha universidade (Ualg) e de como a praxe tem sido a vir executada até ao presente.
Nelson O.Dura praxis, sed praxis!
Sarah S.Eu sou a favor da praxe. Fui caloira e neste momento estou no lado do preto. Por dentro debaixo de um traje ou de uma camisola/sweat e afins, somos todos seres humanos. Como é óbvio, existem bons e maus praxistas. Não somos todos perfeitos e estamos muito longe de o ser. A sociedade precisa de saber o que é praxe, o verdadeiro sentido da palavra. Ninguém consegue definir, muito menos eu. Devemos dizer "não" quando vai contra os nossos princípios. Aqueles jovens no Meco morreram por culpa deles. Se fizeram praxe, se é que aquilo se chama praxe, deviam ter recusado. Estavam a pôr a sua vida em risco e, infelizmente morreram. Talvez por burrice. Nenhuma pessoa que entra na praxe assinanum papel, um termo de responsabilidade. Esse papel não vale nada. As pessoas são livres de fazerem as suas escolhas. Jogadores de futebol morrem no campo. Vao culpar quem? O futebol? Jovens morrem na viagem de finalistas. Vao culpar quem? Escolas secundarias? Está a chover. Vao culpar quem? S. Pedro. Querem culpar a praxe por estupidez destes jovens que não souberam dizer "não" ao mais velho? Cambada de incompetentes. Lembrem se, somos milhares na praxe e estamos por algum motivo.
Ana F.A praxe é uma tradição não um crime organizado!
Dylan P.A praxe é sem dúvida a melhor maneira de integração... Como caloiro sou praxado todos os dias e adoro sê-lo, ninguem me obriga a la estar. Para além disso existe praxe para todos os gostos e se alguém tiver algum problema de Saúde essa pessoa recebe cuidados especiais de modo a não por em causa a integridade Física. Não acho que a praxe deveria ser acaba, é um dos aspetos que destacam o ensino superior do ensino obrigatório e é sem dúvida um momento para relembrar com muita alegria para toda a via.
Ana L.A praxe é integração, não obrigação e humilhação.
Joana S.Como caloira que sou, neste ano lectivo de 2013-2014, tenho a dizer que nunca me senti humilhada, maltratada ou obrigada a nada. Muito pelo contrário, na minha Faculdade, a comissão de praxe apelou ao slogan "Uma só pessoa" e foi em prol desse mesmo slogan que desenvolvemos o nosso espírito de equipa através de saídas em grupo, auxílio aos novos alunos para um melhor enquadramento na escola e nas unidades curriculares, à organização de um desfile na nossa cidade aberto ao público e onde os nossos pais nos estavam a apoiar, entre outras actividade. As praxes fazem parte do percurso académico e acho que um triste acidente não deveria ser o motivo de fim desta nossa tradicão!
Daniela P."A praxe não se vive , sente-se"
Raquel C.a praxe é uma delícia
André T.Força pessoal todos juntos pelas nossas tradições académicas.
José F.DVRA PRAXIS, SED PRAXIS

Assinaram a petição
9 397 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição