Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: PETIÇÃO CONTRA O PESO EXCESSIVO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM PORTUGAL, para Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República

NomeComentário
Sónia S.Estou no 12o ano, já passei a fase das cinco,seis,sete disciplinas por dia. Mas não esqueço, não fecho os olhos ao que as crianças continuam a passar. Não foi uma "fase que passou", foi algo que , só daqui a anos, saberei a verdadeira dimensão das consequências. Não podemos promover o bem estar e a saúde físicas e psicológicas e depois permitir que isto aconteça no nosso ensino.
Andreia V.Acho um absurdo o peso das mochilas,toda a vida foi mas está na altura d mudar
Fátima P.Exagero total.pensem em colocar uns cacifos para as nossas cri
Paulo R.Tenho 2 filhos na escola e é um exagero o peso brutal q as suas mochilas transportam todos os dias...demais...
Heriberto B.Se queremos adultos saudáveis respeitemos a saúde das crianças
Lisete R.O peso da mochila do meu filho é um absurdo.
Helena L.Penso que os pais tem bem a consciencia do peso que os filhos transportam mas não podem ir contra as regras das escolas em que os professores marcam faltas de material se os alunos não transportarem diariamente o conjunto dos livros que dizem respeito à sua disciplina. Também não podem lutar contra os interesses das editoras, do Ministério da Educação e do Governo que muito devem ter a a ganhar com a produção e venda dos livros.
José F.Muito tenho tentado junto de professores, funcionarios do colegio para que se consiga diminuir a quantidade de livros e outros materiais desnecessários todos dias aos alunos, afim de diminuir o peso da mala/mochila e assim tentar que eles percebam, quanto é bom andar mais leve.
josé l.O peso da mochila dos meus netos é dezenas de vezes maior que a responsabilidade de todos os seus educadores.
Pedro R.Com os alunos a cada vez mais saberem trabalhar com as novas tecnologias, os livros deveriam ser digitais, mas isso claro está poderá atrapalhar o lobbie das editoras, mas deverá ser uma hipótese a pensar.
Bebiana S.É certo que antigamente as mochilas pesavam mas agr é um absurdo não me lembro de a minha mochila ter pesado tanto como a da minha filha um boa solução para isso seria terem aulas sempre na mesma sala tirando educação física e E.V e E.T já lá vão os tempos que tinhamos a mochila "cheia" mas nem de perto se compara ao de agora
Ricardo G.É incrível o peso que os meus filhos e outras crianças carregam nas costas todos os dias. Comprei-lhes umas rodas mas não as usam, entre outras coisas, porque têm que subir escadas e as mesmas não dão jeito nenhum. Este problema vai certamente trazer em termos futuros, inúmeros problemas ao nível do esqueleto de milhares de crianças
Carlos S.A bem da saúde pública, no cumprimento das normas ergonómicas e no que respeita à carga excessiva.
António M.Assinem é uma petição justa para protecção dos nossos filhos e netos, que não venham a ter os problemas de coluna que eu e muitos pais/avôs teem
Manuel F.Concordo em absoluto.
Arminda A.A minha filha tem 10 anos, pesa 27.5 kg e carrega todos os dias 6 kg na sua mochila, com a exceção da terça feira que carrega 8 kg , como diz e muito bem alguém muito conhecido não queremos que os nossos filhos sejam burros de carga e com a indicação que no futuro podem vir a sofrer, que alguém nos ouça.
elvira T.É um crime o que acontece hoje para a saúde futura das nossas crianças! É vai transformar-se em encargos acrescidos na próxima geração. Porque não resolver hoje?
Liliana R.É uma tristeza a minha filha de 12 anos ter de ir todos os dias para a escola com 10kg às costas mais o saco de física.... É de lamentar
Georgina A.Boa tarde, hoje por exemplo o meu filho teve 2 aulas de 90 min cada, pois ele levou na mochila 4 livros e dois cadernos, para 2 aulas acontecem que é um exagero pensem bem nas colunas de cada um deles
Dulce R.Devia ser proibido carregar tanto peso, ate a mim que sou adulta me fica a doer as costas com o peso que a minha filha tem que carregar diariamente.

Assinaram a petição
52 492 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição