Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela reposição da decoração interior oitocentista do Museu Romântico da Quinta da Macieirinha no Porto, para Câmara Municipal do Porto. Direcção Regional de Cultura do Norte. Direcção Geral do Património Cultural. Assembleia da República

NomeComentário
José A.Uma barbaridade indescritível a parolice não tem limites e a cultura pimba alastra!
JOAQUIM L.Numa cidade onde o barbarismo do «bota-abaixo» é o responsável pelo esventramento de interiores de edifícios com valor histórico-cultural e artístico para alojamento turístico, o da Quinta da Macieirinha proporcionava «uma intimista viagem ao Séc. XIX» (PACHECO, Helder-«Porto», 1984; pp. 38) e um «lugar-memóia» de uma das famílias burguesas portuenses – a de António Ferreira Pinto Basto e da vivência, embora curta, do Rei Carlos Alberto após a sua malograda luta pela unificação de Itália. É incompreensível a alteração nos objectivos do Museu Romântico quando a própria Autarquia considerava as suas colecções «constituídas por peças adquiridas pela Câmara Municipal do Porto, depositadas pelo Estado (a partir de núcleos existentes no Museu Nacional de Soares dos Reis), oferecidas ou depositadas por particulares, ele está no entanto desde a sua abertura, em condições de dar o tom da vida do século passado» (CAMARA MUNICIPAL DO PORTO – Museu da Quinta da Macieirinha (Romantismo Portuense) CMP, 1972, pp.9)
Maria F.Museu Romântico como sempre foi e assim deve continuar.
Ernesto R.Uma vez mais os ditos "historiadores do sistema" permanecem em silêncio, tal como o fizeram aquando da destruição da Avenida e do Jardim da Cordoaria.
Isabel P.Um verdadeiro ato de vandalismo a um imóvel património da cidade do Porto
António F.Como foi possível destruir o que era único
Teresa C.Os professores de português iam ao Museu Romântico em visitas guiadas para que os seus alunos vissem como vivia uma família burguesa na época, tal como vão à Igreja de São Francisco ou Santa Clara para ilustrar o barroco. Agora não poderão ir. Uma pena!
Lino S.Pela reposição já!
Luísa R.É inacreditável o que fizeram com o museu romântico,desde o tempo do secundário que as professoras de história faziam excursões de para ver as exposições que eram feitas no museu,fui muitas vezes e divulguei o belíssimo museu e a sua história, muito triste
David P.Um crime contra o património e contra a história do Porto.
Maria B.É um legado importante que se deve manter.
Maria C.REVOLTANTE! INDIGNAÇÃO!! VERGONHA NACIONAL!!!
Maria R.Para alteracoes desta escala, devem ser exigdos referendos locais
Maria S.REPONHAM!!!
Manuel C.Conheci bem e desde muito novo o Museu Romântico, e fiquei muito chocado ao ter conhecimento do seu encerrar pela imprensa, para dar origem a um espaço de arte contemporânea, atitude irresponsável e caprichosa de quem pode e manda. Mas o que ainda mais choca é a prepotência de quem tem poder de fazer estas coisas, destruir impune, patrimónios da cidade, do país. Este reflexo de falta de cultura e desrespeito pelo nosso património deixa o Porto, o país mais pobre.
Cristina L.Tenham vergonha na cara e sejam capazes de manter o que temos de precioso e da história da cidade do Porto. Verdadeiramente chocada com esta dita "atualização" uma aberração.
JOSE F.O "presentismo" tem muitas facetas.... Esta é mais uma.
André R.É lastimável a atitude deste executivo munícipal para com inúmeros elementos arquitectónicos históricos únicos e preciosos para a cidade. Suspeito, infelizmente, que mais exemplos destes se seguirão.
Fernando C.Não há paciência para aturar atitudes despidas de qualquer sentido que revelam ganância de poder, ganância de visibilidade e ignorância.
Silvestre P.Reponham no Museu Romântico do Porto toda a mobília oitocentista.

Assinaram a petição
4 128 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição