Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela qualificação da Profissão Docente como de desgaste rápido, JÁ!, para Assembleia da República

NomeComentário
Maria .Temos que ser unidos e solidários pelo bem estar e pela saúde mental de todos, principalmente pelas pessoas com idade a partir dos sessenta anos cujas capacidades são já bastante reduzidas e por vezes incapacitantes.
Ana M.Tenho 58 anos , estive sempre no direto com crianças de pre-escolar e gosto muito do que faço, mas confesso que emocionalmente e fisicamente, as coisas já se tornam mais dificeis...fico a pensar ...como é que vou aguentar até aos 66 anos????
José T.Respeito pela educação de um país!
Maria C.A profissão docente deve ser considerada de desgaste rápido. Deve, por isso ser revista a idade da reforma, bem como a reforma por inteiro, tal como no passado.
Alexandre .Da mesma forma que não faz sentido um agente de segurança (PSP ou GNR) estar no ativo com 60 anos, também não é admissível nem necessário um professor com 67 anos estar num pavilhão ou numa sala de aula com alunos cada vez menos interessados nos conteúdos didácticos.
Maria S.Urgente!!
Manuel .Profissão docente é, sem dúvida nenhuma e principalmente nos EBeSecundário, profundamente desgastante, extenuante e, portanto, extremamente difícil de exercer a partir de certa idade com os profissionais em agonia devido ao desgaste em lidar com as situações adversas e difíceis de gerir. Penso que os 60 anos será um limite máximo aceitável para proteger profissionais, assegurando-lhes qualidade de vida no futuro, e alunos com direito a ensino nas melhores condições. Acresce ainda o facto, da necessidade de inovação e rejuvenescimento da classe.
Ana .Lecionar depois dos sessenta anos é uma violência!
Joao S.Por direito e com justificação
Maria .A luta contínua!
Rui S.Apoio total.
César .Comparativamente com outras e todas as profissões merecem infinito respeito, ser professor é desafio permanente e nada está realizado, tudo esta por fazer, logo todos os dias são novos dias e desafios. O desgaste rápido deve-se à permanente indecisão...
Nuno P.É uma profissão de desgaste físico e principalmente psicológico. Com 60 anos as capacidades para ensinar com qualidade começam a ser questionável. Os alunos identificam-se mais com os professores mais idades mais reduzidas.
Luís .Nesta petição devem ser incluídos os professores do ensino superior que tipicamente além das horas de aulas e sua preparação têm que se manter atualizados na literatura do seu campo e produzir regularmente artigos originais em revistas internacionais de cotação boa ou excelente com dupla revisão anónima. Têm ainda que exercer atividades de orientação de pesquisa a nível de mestrado e doutoramento e de direcção e administração académica e participar em órgãos de gestão coletivos, bem como um sem fim de júris de mestrado, doutoramento, agregação e de progressões na carreira. Fazendo tudo isto, e leccionando após as 20 horas, trabalham tipicamente 60 a 80 horas por semana.
Silvana .Educadores de infância e professores
Sofia .Crianças não são papéis que se guardam na gaveta e se deixam para amanhã. A educação necessita de um acompanhamento constante, que por sua vez desgasta e com o passar dos anos leva a uma incompatibilidade entre a ação e a resposta que o corpo e mente conseguem dar.
Isabel C.Só quem está nas escolas sabe como é a mais pura das verdades
Maria O.MEDIDA URGENTISSIMA, JUSTA E DIGNIFICANTE!!
Iveta N.Já fui operada à mão direita e tive de fazer várias sessões de fisioterapia aos braços e ombros, devido a esta profissão. Já estive de baixa por 2 vezes por desgaste emocional e intelectual (burnout/ esgotamento), por causa desta profissão. Já tenho 58 anos e trabalho desde 1988, ano do meu estágio integrado. O artigo 79 não passa de uma mentira!!!
Hugo S.Por uma Escola de qualidade, temos que cuidar de quem lá está!

Assinaram a petição
12 448 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição