Petição Pública
Criar Petição
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição:
Adoção de exames opcionais para o ensino secundário no próximo ano letivo
, para Órgãos do governo
Nome
Comentário
Mafalda F.
2 anos de pandemia afetaram as aprendizagens do corpo estudantil de forma bastante significativa.
Carolina M.
Considero que este ano ainda não faz sentido retomar a exames obrigatórios, uma vez que este ano a nossa geração ainda foi prejudicada com dois anos de pandemia!
André P.
Passamos 2 anos sem aulas normais por causa da pandemia e merecemos mais que os os outros que os nossos exames sejam facultativos
João G.
FORA OS EXAMES
Andrea S.
É absolutamente essencial para garantir equidade e justiça aos alunos que atualmente se encontram no 12.º ano que o Governo adote a medida requerida. Só assim se conseguirá, minimizar (infelizmente não eliminar) as desigualdades que irão enfrentar, no acesso ao ensino superior, perante os alunos que concorreram este ano e não foram colocados ou não ingressaram no curso que pretendem. Na verdade, são os alunos que no ano letivo 2021/2022 se encontram no 12.º ano, aqueles que mais sofreram os efeitos da pandemia no processo de aprendizagem que o ensino secundário requer (com um 10º e também um 11º anos completamente atípicos e inconsistentes). Ao que acresce o facto dos exames nacionais que lhes foram apresentados no final do 11.º ano, já os terem colocado em desvantagem perante os alunos do ano anterior, dada a desigualdade e discrepância no modelo de exames e na exigência/dificuldade dos mesmos. Por tudo isto, só a manutenção, a título excecional, da adoção dos exames opcionais para o ensino secundário no ano letivo que agora teve início, se traduzirá numa medida justa e equitativa, que assegurará a mitigação dos efeitos da pandemia de que estes alunos foram as principais vítimas.
Marco G.
Bom dia, na minha opinião não faz sentido algum a adoção deste sistema, outra vez. Se os alunos não precisam do exame como específica não deveriam ser obrigados a realizarem-no pois, entre muitos outros motivos, os alunos perderão grande parte do seu tempo de estudo a estudar para uma disciplina que não será de todo necessária para o percurso académico.
Miguel S.
Visto que os alunos do 12ano irão ser os mais prejudicados pois desde o início do secundário que a pandemia os assola e não tem lógica os exames voltarem ao normal já pois o nível de aprendizagem é menor do que num ano típico e porque irá pôr em desvantagem em relação aos alunos que ingressaram no ensino superior este ano.
Cristiano P.
Concordo
José T.
Os alunos não devem ser obrigados a fazer exames que não serão necessários para o curso pretendido no ensino superior.
Rafaela F.
Tendo em conta que os alunos do atual 12 ano foram o ano que passaram mais tempo em ensino remoto, torna se inadmissível a obrigatoriedade dos exames de Português e Matemática, sendo que muitos professores nem a conseguiram lecionar mais de metade do programa
Carolina S.
acho justo ser permitido escolher ou não fazer exame neste ano, devido aos últimos anos com isto no covid
Rita M.
Concordo plenamente com o assunto abordado!
Jéssica S.
os exames devem ser opcionais para o ensino secundário porque nós não precisamos de estudar para um exame que não vai fazer falta para entrar na faculdade e os únicos prejudicados seremos nós pelo simples motivo que nos vai baixar a nota no final do ano desnecessariamente.
Marisa F.
Os alunos que este ano estão no 12 segundo nao merecem isto, ainda estamos em pandemia e isto só os prejudica
André S.
Totalmente de acordo com a descrição da petição, não é justo os exames serem obrigatórios este ano tendo em conta que permanecemos penalizados pela pandemia no secundário.
Marta R.
por favor por favor por favor por favor
Leandro R.
por favor
Nelia p.
Está na altura do ensino também entrar no século XXI. Não é com exames e testes que os alunos aprendem. O ensino tem que ser isso mesmo " Ensino ", e não resultados e estatísticas.
Carlos M.
Não quero fazer exames de 11°
Matilde F.
Considero que as regras adoptadas relativamente aos exames nacionais nos anos de 2020 e 2021 se devem manter em 2022, uma vez que os alunos passaram os dois últimos anos de secundário com aulas online devido à pandemia, tendo tido algumas quebras na aprendizagem. Assim sendo só deveriam ser realizados os exames necessários ao ingresso no ensino superior.
anterior
1
...
17
18
19
20
21
22
23
...
47
seguinte
Assinaram a petição
21 376
Pessoas
Assinar Petição
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
Ler texto da Petição
Lista de todas as assinaturas